Consistência de resultados reflete crescimento da margem financeira, fruto do foco estratégico do banco em seus negócios core e da disciplina de gestão de custos; ROAE atinge 12,1% a.a., crescimento de 2,2p.p. em comparação ao 1T24
Banco Bmg registra R$ 115 milhões de lucro líquido recorrente no primeiro trimestre de 2025, alta de 21,7%
- Consistência de resultados reflete crescimento da margem financeira, fruto do foco estratégico do banco em seus negócios core e da disciplina de gestão de custos;
- ROAE atinge 12,1% a.a., crescimento de 2,2p.p. em comparação ao 1T24
São Paulo, 14 de maio de 2025 – O Banco Bmg(B3:BMGB4) encerrou o primeiro trimestre de 2025 com um lucro líquido recorrente de R$ 115 milhões, 21,7% acima dos R$ 94 milhões registrados em igual período do ano anterior, apresentando mais um resultado consistente, apesar do cenário desafiador de pressão de taxa de juros para o mercado de crédito.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROAE) passou de 9,9% a.a., no primeiro trimestre de 2024, para 12,1% a.a. nos três primeiros meses de 2025 – avanço de 2,2 pontos percentuais. O bom desempenho reflete o crescimento da margem financeira, fruto do foco estratégico do banco em seus negócios core, e da disciplina de gestão de custos.
“Temos evoluído de um banco transacional para relacional, fortalecendo a proximidade com nossos clientes que cada vez mais concentram operações financeiras dentro do Bmg. A sinergia com áreas de atuação complementares, como a frente de seguros, também materializa essa nossa capacidade de entender e atender as necessidades do público 50+ de baixa renda”, diz Felix Cardamone, CEO do Banco Bmg.
Dados financeiros
A margem financeira, após o custo de crédito, subiu 8,4% para R$ 774 milhões, enquanto as despesas de pessoal, administrativas e operacionais aumentaram apenas 2,2%, com um Índice de Eficiência de 47,9% no primeiro trimestre do ano, melhora de 5,8 p.p em comparação aos primeiros três meses de 2024. O número representa um dos melhores patamares dos últimos dois anos e demonstra a evolução da eficiência tecnológica e operacional do banco.
A carteira de crédito atingiu R$ 26,8 bilhões, alta de 7,8% na comparação anual. O índice de inadimplência acima de 90 dias encerrou o trimestre em 4,1%, redução de 0,6 p.p. ante igual período de 2024. Já o índice de cobertura do período ficou em 202,2%, refletindo um alto nível de conservadorismo.
O Bmg encerrou o primeiro trimestre de 2025 com Índice de Basileia de 12,2%, já contemplando os efeitos da Resolução 4.966.
Avanço em seguros e no relacionamento com clientes
Como parte do foco do Bmg em fortalecer sua frente de atuação em seguros, o banco anunciou, em abril, a compra da participação remanescente de 40% da Bmg Seguradora, de forma que, após a conclusão, passará a deter 100% do seu capital social.
O segmento segue ganhando relevância na estratégia do banco. Os prêmios comercializados pela Bmg Corretora somaram R$ 297 milhões no trimestre e prêmios emitidos pela Bmg Seguradora totalizaram R$ 118 milhões, altas de 41,2% e 66,5%, respectivamente, na mesma base de comparação. Ao todo, são 9,8 milhões apólices ativas.
Para 2025, o Bmg anunciou seis prioridades estratégicas: aumentar o mercado endereçável, ampliar a oferta de produtos, alavancar canais, aumentar ainda mais a eficiência, avançar na digitalização de clientes e processos e integrar a visão de clientes – frentes que há confiança da gestão para a geração sustentável de resultados, com rentabilidade, qualidade de ativos e de capital.
Entre as iniciativas, o Banco lançou o “shopping de crédito”, um autosserviço que permite também a não correntistas contratar empréstimos sem burocracia ou necessidade de abertura de conta. De fácil acesso, a novidade traz a experiência do físico para o online e foca na experiência intuitiva do usuário, que consegue ver, em uma única tela, todas as ofertas personalizadas disponíveis para seu perfil.
A expertise do Bmg no público 50+ também se dá de dentro para fora. O banco se tornou a primeira instituição financeira brasileira a receber o selo Age Friendly Employer, certificado concedido pelo Age Friendly Institute, representado no Brasil pela Maturi, que reconhece empresas comprometidas com a diversidade etária e inclusão de profissionais 50+ no mercado de trabalho.