Vistoria veicular: o que a seguradora avalia em um carro usado?

Procedimento é obrigatório e analisa pontos-chave do veículo na intenção de oferecer a cobertura mais adequada

Comprar ou manter um carro usado envolve uma série de cuidados — e um dos mais importantes é garantir que ele esteja protegido por um seguro adequado. Nesse processo, um dos primeiros passos solicitados pelas seguradoras é a vistoria veicular, uma análise feita para identificar o estado real do automóvel antes de fechar a apólice.

Mais do que uma simples etapa burocrática, a vistoria veicular é um procedimento técnico essencial para garantir transparência, segurança e confiança entre o segurado e a seguradora. É por meio dela que se define o tipo de cobertura mais adequada, evitando surpresas no futuro e prevenindo fraudes que possam comprometer tanto o cliente quanto a empresa.

Por que a vistoria veicular é exigida pelas seguradoras?

Feita antes da conclusão do negócio, a vistoria permite que a seguradora tenha dados suficientes e precisos sobre o estado geral do carro, identificando possíveis danos, avarias e modificações. Isso serve para dimensionar o tipo de cobertura, os sinistros e outras questões que envolvem um seguro.

Durante o procedimento, são avaliados partes como a lataria, carroceria, parte elétrica, vidros e faróis. Essa vistoria garante a transparência e a veracidade dos dados informados, bem como das condições reais do carro, sendo uma das principais ferramentas que as seguradoras possuem para evitar fraudes e golpes.

A vistoria é ainda mais comum quando o seguro que pretende ser contratado será para um carro usado ou seminovo. Afinal, devido ao maior tempo de uso, é normal que esses veículos apresentem mais desgaste em comparação a um carro zero-quilômetro. Itens de segurança, de estrutura e aqueles necessários para a rodagem são os que recebem maior atenção.

Como a vistoria veicular é feita: presencial ou online

Ao solicitar o seguro de um carro, o cliente é orientado a buscar um posto credenciado, onde um perito analisa o automóvel e registra fotos de todos os pontos relevantes. Em alguns casos, a vistoria online é uma opção. Nesse formato, o cliente recebe instruções detalhadas da seguradora para fotografar partes específicas do veículo.

Dependendo da política da empresa de seguros, o perito pode até visitar o local onde o carro está para concluir o processo. Tudo isso pode ser combinado diretamente com a seguradora, a depender da disponibilidade dos serviços.

O que é avaliado em um carro usado?

Durante a inspeção, o perito verifica:

  • Carroceria e pintura: riscos, amassados, ferrugem e avarias.
  • Faróis, lanternas e vidros: integridade e funcionamento.
  • Interior do veículo: estado dos estofados, painel, volante e acabamentos.
  • Parte elétrica: funcionamento de ar-condicionado, vidros elétricos, faróis, setas, rádio e demais acessórios originais.
  • Mecânica: vazamentos, barulhos anormais e alterações no motor que comprometam a originalidade.

A vistoria também verifica se o veículo passou por qualquer tipo de modificação estrutural que possa alterar o desempenho ou segurança.

Documentação e histórico: a importância da transparência

A documentação do carro também é analisada em busca de irregularidades ou mesmo de pendências com os órgãos de trânsito. Multas, atraso de IPVA ou licenciamento e parcelas de financiamento em aberto estão entre os itens pelos quais a seguradora procura. Numeração de motor, chassi e vidros também são conferidos junto da documentação do veículo.

Passar pela vistoria não significa que o seguro está contratado. A vistoria técnica gera um laudo que será avaliado pela seguradora, podendo ser aprovado ou não. Um carro pode até mesmo ser reprovado durante a vistoria, caso apresente problemas graves, como danos irreversíveis em sua estrutura.

Sempre que o segurado trocar de carro, deve informar sua seguradora. Neste caso, uma nova vistoria deve ser feita para o carro adquirido. Somente no caso de ser 0km que a vistoria é dispensada. Mesmo para os momentos em que o segurado desejar rever a cobertura do automóvel, seja para ampliá-la ou reduzi-la, deverá fazer nova vistoria.

No mais, mesmo que o carro apresente defeitos, pode ser aprovado. Neste caso, os problemas existentes serão incluídos na apólice e não serão indenizáveis em caso de acontecer algum sinistro. Já se ocorrer reprovação na vistoria, o contratante pode sanar o problema e solicitar uma nova vistoria, se assim desejar.

Dicas para preparar o carro antes da vistoria

Realizar a vistoria de carros usados com transparência é importante para se certificar de  que a cobertura mais justa será oferecida. Mesmo quando feito presencialmente, é um procedimento rápido. Para uma maior chance de aprovação, manter a revisão do carro em dia e sempre utilizar peças originais na manutenção é essencial.

A preparação para o dia da vistoria também é importante. Levantar o histórico do carro — como troca de óleo e manutenções —, colaborar com o perito, organizar o carro, fazer uma boa limpeza interna e externa, e separar os documentos importantes faz muita diferença no resultado da vistoria. Colaborar com a seguradora é fundamental para a garantia da proteção ideal para o veículo.

 

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