Dicas para ter sucesso na carreira de corretor de seguros

Sabemi

Foco em inovação, autodisciplina e persistência são formas de se destacar na profissão

Para quem não sabe, o corretor de seguros possui papel fundamental na comercialização de seguros, já que atua como um intermediário na negociação de contratos para indivíduos que procuram proteção, seja ela para a saúde, para um veículo, para o patrimônio, para a vida, entre outras.

Para ter ideia do tamanho do segmento, ao final de julho de 2016, o total de corretores de seguros apenas no Estado de São Paulo era de 39,5 mil, sendo 63% pessoas físicas e 37% pessoas jurídicas. Os dados foram levantados pelo Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, de Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada no Estado de São Paulo).

Pelo fato de ter acesso a produtos de diversas seguradoras, Marcelo Alves, diretor da Célebre Corretora, empresa do segmento de seguros e planos de saúde no país, pontua que o corretor é o profissional indicado para auxiliar o cliente a encontrar a apólice mais em conta e o tipo mais adequado de cobertura, sempre de acordo com o respectivo perfil do beneficiário. “O bom corretor é aquele que atua como um consultor, auxiliando o cliente a escolher o seguro que tenha o melhor custo benefício para seu perfil. Uma consultoria de qualidade evita que o cliente pague por coberturas que não precisa ou que o mesmo compre planos insuficientes para sua necessidade”, explica.

Em alusão a essa data tão importante para o setor de seguros, o executivo listou cinco dicas que irão auxiliar os profissionais da área a prosperarem na carreira. Confira:

Foco na inovação

De acordo com Alves, o corretor deve sempre pensar nos fatores que o diferenciam de seus respectivos concorrentes. “Se nenhuma resposta vier à cabeça, o profissional dever ter ciência de que chegou a hora de inovar. Minha dica é que o corretor de seguros levante quais são as demandas do mercado que não estão sendo completamente atendidas e procure as ferramentas necessárias para preencher essas lacunas”, pontua o especialista. 

Capacitação contínua

O mercado de seguros é competitivo e possui alto grau de complexidade. Diante de tal realidade, investir em treinamento e estudar o mercado são práticas imprescindíveis para que o corretor tenha sucesso na carreira. “Além da capacitação, é preciso manter contato contínuo com outros profissionais da área. Esta é uma das melhores maneiras de trocar experiência e, consequentemente, levantar novas oportunidades e melhorar o serviço oferecido ao cliente. Em tempos de crise, o corretor que não se aprimorar, será deixado para trás pela concorrência”.

Autodisciplina

Segundo Alves, a disciplina é um ativo extremamente valioso para profissionais das mais diversas áreas do mercado. No entanto, no caso de um corretor de seguros, que é um profissional autônomo, ela torna-se ainda mais importante. “A flexibilidade de horário e possibilidade de remuneração proporcional à produtividade são fatores que tornam a carreira atrativa. Porém, o profissional da área deve ter maturidade o suficiente para utilizar essa liberdade como meio para angariar resultados. Lembre-se que a disciplina e o sucesso são fatores que estão totalmente interligados”.

Estabeleça metas e mensure resultados

Pelo fato da rotina de um corretor de seguros ser extremamente corrida, o diretor da Célebre Corretora lembra que muitos profissionais da área entram no “piloto automático” e não param para pensar sobre quais métodos de trabalho estão dando certo e quais precisam ser aprimorados. “O profissional que não mede resultados não possui o embasamento necessário para saber o que precisa ser melhorado. E, na minha visão, a melhor maneira de avaliar os resultados é por meio do estabelecimento de metas semanais e mensais. Lembre-se que quem não mede não gerencia e, quem não gerencia, não se destaca na multidão”.   

Persistência

Por fim, o executivo lembra que por mais que o corretor planeje tudo com a devida antecedência, existem ocasiões  em que nem tudo acontece conforme o desejado. “Em meus mais de 20 anos de experiência no setor, algumas vendas deixaram de ser concretizadas pelos mais variados motivos. São nessas ocasiões, que o profissional não pode perder o foco. Na profissão, o caminho nem sempre é fácil e desistir só aumenta a frustração. Nesses casos, em vez de desanimar, o corretor de seguros deve pensar em novas oportunidades de mercado”, conclui o especialista.