Video marketing: O que é e por que ele é a mais nova tendência

Video marketing: O que é e por que ele é a mais nova tendência

Termo virou o foco de milhares de empresas

Sabemi

Já sabemos que as inovações tecnológicas nunca param de chegar. Especialmente quando tratamos do marketing, uma conjunto de estratégias que, sem dúvidas, geram resultados positivos para as empresas.

E dentro do universo do marketing, podemos encontrar o marketing digital, mobile marketing, marketing de conteúdo, entre outros. No entanto, uma nova tendência que surgiu recentemente denominada como vídeo marketing.

Esse termo – que aliás é muito sugestivo – atualmente virou o foco de milhares de empresas. Afinal de contas, o vídeo se baseia em informações passadas por meio de comunicação visual e auditiva.

Ao contrário do que apenas o som ou um texto, é comprovado que as pessoas se consideram mais receptivas e entendem melhor as informações, quando recebendo por vídeos.

E por essa razão, queremos te mostrar nesse conteúdo do que se trata o vídeo marketing, e como você também pode fazer parte dessa nova tendência de estratégias. Continue acompanhando para saber mais! Vamos nessa?

O que é o vídeo marketing?

De uma forma bem simples, o vídeo marketing, ou também chamado de marketing de vídeo social, se baseia em estratégias de marketing e comunicação aplicadas em forma do compartilhamento de vídeos.

Em outras palavras, ele se trata no uso de todo conteúdo de audiovisual direcionado aos potenciais clientes e consumidores, com o objetivo de ampliar o relacionamento, interagir com o público e ganhar mais visibilidade e notoriedade!

Além disso, o vídeo marketing também é utilizado para atrair e converter leads (potenciais clientes). Consequentemente, essa estratégia, se bem aplicada, pode gerar receitas e aumentar suas vendas!

E o melhor de tudo, todas as empresas – sem exceção – podem utilizar o vídeo marketing. Isso mesmo!

Empresas de todos os segmentos, sejam elas de equipamento de proteção individual, resina epóxi ou película de controle solar, entre outras.

Elas podem utilizar o vídeo marketing explicando mais sobre seus produtos e serviços, divulgando sua empresa, fazendo transmissões ao vivo, e compartilhando todos os conteúdos relacionados ao seus negócios no geral.

Formas de usar o vídeo marketing

Agora que você já sabe o que é o vídeo marketing, vamos ver abaixo algumas das formas mais práticas de usá-lo:

Facebook

O Facebook é uma rede social que permite o compartilhamento de fotos, textos e vídeos. Muitos clientes utilizam ele para passar suas horas de lazer.

Por essa razão, uma dica é produzir vídeos mais informais. Assim, você consegue estar próximo dos seus clientes até nos momentos de lazer!

Instagram

O Instagram é semelhante ao Facebook, porém, ele é mais utilizado para o compartilhamento de fotos e vídeos curtos.

Para as empresas, o aplicativo é uma ótima opção para divulgar os produtos e serviços de forma mais direta. Anuncie promoções e detalhe bem os pontos fortes do que a sua empresa oferece!

YouTube

Podemos dizer que o YouTube é a mídia social que mais domina o universo dos vídeos. Isso porque, seu foco é justamente o compartilhamento de vídeo entre empresas, clientes, influencers, e qualquer outro tipo de público.

A ferramenta é normalmente utilizada para passar informações mais técnica sobre os produtos ou serviços. Invista no YouTube e explique de forma clara sobre os tipos de produto que a empresa oferece, além de falar também da sua empresa!

Com essas dicas, você consegue se destacar diante da concorrência e fazer parte da nova tendência de marketing: O vídeo marketing!

Dessa forma, você pode atrair novos clientes e melhorar sua comunicação. Tanto o Facebook, como o Instagram e o YouTube, por exemplo, são ótimos canais de divulgação e comunicação com outros recursos diferenciados que sua empresa pode aproveitar!

*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.