Recomendação é que os viajantes adiem suas viagens para quando a epidemia de coronavírus passar
A epidemia do covid-19 tem alterado a rotina de empresas, funcionários, comerciantes, e todos os cidadãos. As recomendações do Ministério da Saúde é que a população não saia de suas casas em um prazo mínimo de 15 dias. Comércios estão sendo fechados, funcionários trabalhando em home office, viagens canceladas e a possibilidade de fechar fronteiras já estão sendo estudadas.
Alguns já falam em possível recessão econômica quando tudo se normalizar. Mas como as empresas estão lidando com essas restrições? Cláudia Brito, diretora comercial da April Seguro Viagem, diz que a recomendação da empresa é que os clientes não cancelem suas viagens, e sim adie para quando o surto de coronavírus passar.
Outra alternativa oferecida pela companhia, é utilização do crédito para uma viagem futura. “Sabemos que esta crise irá passar e os brasileiros retomarão suas viagens”, diz otimista.
Cláudia ainda diz que num primeiro momento a empresa registrou mudanças de trajeto, muitos viajantes deixaram de ir para a Europa e foram para os Estados Unidos. “Desde o último final de semana, estamos contabilizando um número maior de pedidos de cancelamento”, conta a executiva.
A maioria das seguradoras exclui as epidemias e pandemias das coberturas dos seguros de vida. Nessa semana, a Fenacor solicitou que as seguradoras não apliquem as cláusulas nos contratos de vida e saúde. A April está dando suporte e atendimento médico aos associados com sintomas do covid-19.
É importante nesse momento, seguir as recomendações das autoridades como Ministério da Saúde e Governo Estadual. Se possível, remarcar ou congelar suas viagens para quando esse momento epidemiológico passar.