Novidades incluem desinfecção, possível detecção de contágio e manutenção do distanciamento social
À medida que o covid-19 começa a influenciar as tecnologias incorporadas aos veículos, os fabricantes de automóveis deveriam se concentrar em áreas específicas para ajudar a diminuir o risco de infecção dos ocupantes. De acordo com o Gartner, essas áreas incluem desinfecção, possível detecção de contágio e manutenção do distanciamento social.
“O novo normal imposto pelo covid-19 influenciará claramente a maneira como as pessoas viajam”, diz Pedro Pacheco, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “O medo de infecção está começando a afastar alguns viajantes do transporte público, colocando uma ênfase maior em carros particulares e serviços de mobilidade compartilhados. No entanto, mesmo dentro desses veículos, os indivíduos querem garantia contra o contágio e várias tecnologias estão sendo implementadas em resposta a essa necessidade.”
Os executivos de TI (CIOs – Chief Information Officers) das empresas automotivas deveriam trabalhar com parceiros de tecnologia internos para incorporar tecnologias em quatro áreas para diminuir o risco de infecção.
Desinfecção de Cabine
Luzes ultravioleta C (UVC) dentro das cabines dos carros podem ser usadas para desinfetar várias superfícies de toque frequente. As superfícies de plástico e vidro também podem ser substituídas por plásticos e vidro antimicrobianos. Essa desinfecção também pode ser feita por meio de um ciclo de aquecimento, em que o controle climático do carro pode aquecer a cabine por um longo período para reduzir a quantidade de contaminação microbiana.
Purificação do ar da cabine
Purificadores de ar a plasma podem filtrar as impurezas do ar até PM2,5. O que é considerado adequado para combater germes e poluição. Esses purificadores são, relativamente, comuns em vários países asiáticos, o que significa que a tecnologia está pronta para ser adotada. O uso de filtros de ar particulado de alta eficiência (HEPA) também pode filtrar partículas germinativas no ar na cabine quando o controle climático é definido para a recirculação do ar, tornando-a mais segura para os passageiros.
Funcionalidades do carro conectado
Fechaduras de portas automatizadas, ações de partida e desligamento do motor por meio de aplicativos móveis poderiam reduzir o contato do motorista com superfícies dentro do veículo. Os aplicativos móveis também poderiam ser usados para serviços de vendas de carros e de pós-venda sem contato físico, incluindo agendamento de testes (conhecidos como test drives), serviço de revisão em concessionária, assistência na estrada, serviço de manutenção em casa e entrega em domicílio de veículos.
“O pagamento sem contato é outro aplicativo de carro conectado que permite aos passageiros pagarem enquanto estão sentados dentro do carro, reduzindo o risco de exposição a infectantes”, diz o analista.
Interface homem-máquina
O uso de um assistente de voz eficaz poderia reduzir o contato com as superfícies dentro da cabine. A Inteligência Artificial (IA) emocional pode tornar a interação entre os passageiros e o veículo mais personalizada e, ao mesmo tempo, ajudar na detecção precoce dos sintomas. Por exemplo, o uso de Inteligência Artificial emocional pode ser útil para detectar sintomas visíveis em passageiros como tosse e febre e notificar o motorista.
A pandemia enfatizou a implementação de medidas de higiene e tecnologias que certamente podem reduzir o risco de infecção. “Os fabricantes de automóveis podem usar essas tecnologias para atrair mais compradores, uma vez que a saúde é uma das principais prioridades de todos os indivíduos”, diz Pacheco.