Presidente da Comissão de Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg explica o produto
Ao acionar o seguro garantia estendida de um eletroportátil de menor valor, como liquidificador, torradeira, ferro de passar, entre muitos outros, o consumidor receberá um aparelho novo ao invés do reparo. Essa vantagem, além do produto totalmente sem uso, representa também um ganho de tempo por evitar a espera pelo conserto nas assistências técnicas, além de envolver disponibilidade de peças de reposição e o período de movimentação do produto.
Segundo o presidente da Comissão de Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg, Marco Garutti, as seguradoras perceberam que efetuar a troca de um item de menor valor com defeito por um outro totalmente novo, além das vantagens para o consumidor, representava também um ganho para elas próprias, pelo fato do custo do reparo ser, praticamente, o mesmo de um aparelho novo.
No entanto, essa prática da troca direta, pode ser entendida de forma equivocada como sendo uma forma de se cobrar um preço maior pelo seguro para essa modalidade de bens, conforme foi noticiado recentemente por alguns veículos da mídia regional.
“Tenho convicção que se o consumidor fizer uma pesquisa em alguma rede varejista, perceberá que o custo percentual do seguro para esses eletroportáteis de menor valor, é proporcionalmente similar ao de produtos mais caros, como por exemplo uma geladeira, uma televisão de tela plana ou um notebook”, afirma Garutti.
A finalidade do seguro de garantia estendida, segundo Marco Garutti, é a mesma para qualquer bem de consumo comercializado pela rede varejista, sendo também bastante ampla, abrangendo desde um simples ventilador até uma televisão de última geração, que estarão protegidos, caso ocorra algum defeito coberto pela garantia inicial porém ocorrido após o período dessa garantia.