A Federação Nacional de Previdência e Vida (FenaPrevi) realizou no dia 1º de setembro, em São Paulo, após dois anos de interrupção, a décima edição do Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada. O evento, que reúne a cada dois anos executivos, técnicos e especialistas do segmento, contou com forte adesão do público e discutiu temas como o papel do setor securitário e previdenciário durante a pandemia, bem como os desafios futuros da área, como o aumento da longevidade da população, as mudanças no mercado de trabalho e a adaptação dos produtos às tecnologias atuais.
“Para nós, a volta da realização presencial do Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada é algo simbolicamente muito forte, depois da crise que nosso setor enfrentou. Esta geração de líderes será lembrada no futuro como um grupo que ajudou de modo decisivo a sociedade a resistir um dos períodos mais difíceis da nossa existência, a despeito da segurança jurídica ou qualquer outro fator de proteção para as empresas. Nosso desafio agora é, com muita humildade, aplicar a experiência e adaptabilidade adquiridas para trilharmos um caminho mais seguro para o nosso setor”, destacou Edson Franco, presidente da Fenaprevi.
Na abertura do evento, conduzida por Franco, personalidades consideradas históricas do setor previdenciário trouxeram à memória fatos e pessoas que construíram o mercado ao longo das últimas décadas, sob o tema “A evolução do mercado de vida e previdência”. Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Osvaldo do Nascimento, membro do Conselho Curador da Fundação Itaú Unibanco de Educação e Cultura, e Nilton Molina, presidente do Conselho da seguradora MAG foram os participantes da conversa.
O evento debateu temas como enfrentamento da covid-19, longevidade e planejamento e jornada digital e analógica do cliente.O último painel do fórum, em formato de debate, com mediação do vice-presidente da Fenaprevi e diretor-presidente da Bradesco Vida e Previdência, Jorge Nasser, reuniu também o presidente da entidade, Edson Franco; Dyogo Oliveira, presidente da CNseg; Armando Vergílio, presidente licenciado da Fenacor; e Patricia Freitas, vice-presidente sênior de Parcerias Estratégicas Multicanais da Prudential do Brasil. A mesa redonda teve como objetivo discutir as perspectivas para o setor de vida e previdência, elencando, na opinião de cada executivo, quais os maiores desafios e tendências para os próximos anos.