Como o próprio nome diz, o seguro de frotas serve para proteger seus carros de qualquer eventualidade, como acidentes e furtos, diminuindo as preocupações da empresa e aumentando o bem-estar e a segurança dos funcionários, o que passa a ser fundamental quando há um grande investimento feito nos carros.
E pode até parecer diferente de um seguro de carro individual, mas as mudanças não são tantas assim. Basicamente, o que difere um seguro do outro é a quantidade de veículos contemplados na apólice. Por exemplo, algumas empresas consideram que frotas são formadas a partir de dois carros, enquanto outras pedem por um número superior, como no mínimo quatro ou seis.
Cuidados e benefícios
A gestão de frotas deve ser feita com uma seguradora especializada e de confiança, por isso é fundamental pesquisar por diferentes opções antes de contratar. Na hora da decisão, considere os serviços e as modalidades oferecidos. Para não ter dor de cabeça, entenda há quanto tempo a empresa está no mercado e entenda a sua reputação, busque por reclamações online e por suas referências. Tenha certeza da sua escolha e que não está depositando uma grande responsabilidade em quem não poderá arcar com as consequências.
Além disso, assim como em qualquer fechamento de contrato, é fundamental entender o que está sendo acordado. Dessa forma, tire todas as suas dúvidas, mantenha contato com um profissional de confiança, revise as informações da apólice e tenha tudo documentado. Os benefícios de optar por um seguro de frotas são diversos, como, por exemplo: além de garantir que todos os ativos sejam cobertos por um único contrato, o que gera economia na contratação, você proporciona maior segurança para sua empresa e seus funcionários, que passam a se sentir valorizados e confortáveis durante o expediente.
Com isso, a qualidade de trabalho de todos aumenta, afinal, em caso de problemas, o funcionário não precisará se preocupar com grandes consequências, como pagar pelo dano, ou, em casos extremos, até perder o emprego. Outro ponto benéfico é a facilidade de adquirir boas opções de seguro, pois a análise é realizada em cima de uma empresa, e não de uma pessoa física. Dessa forma, um carro que poderia ter um custo mais alto ou até ser recusado pode ter seus riscos aceitos com maior facilidade, pois o perfil do condutor passa a ser variado.
Escolha do seguro
Na hora de escolher o seu seguro, é importante avaliar as necessidades da sua empresa e as possíveis consequências. Por isso, tenha em mente a região em que seus funcionários costumam circular e quais são os possíveis riscos daquele serviço. Pensando nisso, busque por uma empresa que oferece 24 horas de atendimento e fique atento às coberturas sinalizadas na apólice:
Simples
Caso opte por essa opção, o serviço oferecerá proteção em caso de roubos, furtos, danos, acidentes causados em casos de colisão parcial ou total, incêndio, etc. Contudo, se limita somente ao que foi contratado, sem oferecer facilidades como empréstimo de transporte ou hospedagem, em caso de reparos não imediatos, por exemplo.
Adicionais
Muito além do guincho e de profissionais especializados, o seguro com serviços adicionais garante maiores facilidades e comodidades para quem o contrata. Com ele, é possível conseguir a cobertura total de acessórios danificados ou roubados, como equipamentos de GPS ou de som, além de garantir até mesmo as diárias pelos dias não trabalhados com o carro em manutenção.
Caso não seja suficiente, em caso de indenização integral, o seguro passa a oferecer o reembolso de eventuais despesas, além de disponibilizar um veículo extra temporariamente. Por isso, a escolha deve ser feita de acordo com quanto a empresa está disposta a investir, pois, assim como os benefícios, os gastos podem ser significativos. Porém uma coisa é certa: investir em um seguro só trará bons resultados para a sua empresa, desde a segurança e o profissionalismo do ambiente até a economia que o seguro proporciona. Foto: Divulgação istock