AIG adota os Programas Mundiais de Seguros

AIG adota Programas Mundiais de Seguros

Iniciativa colabora na atuação das multinacionais na hora de definir os termos da apólice de seguro

Em cada país há tipos de culturas que se diferem das outras localidades. As leis vigentes são totalmente diferentes e, por isso, as cláusulas de um contrato de seguro também são distintas.

A partir disso, a AIG adota o método dos Prog

ramas Mundiais de Seguros. Essa ação visa se adaptar as exigências de cada país, visto que em cada área há práticas de mercado variadas. Procura-se entender os riscos envolvidos no processo de internacionalização e, com isso, auxiliar as grandes empresas a fazer o programa mundial que melhor atenda às necessidades exigidas.

“É um mercado ainda muito carente de ser discutido, mas é uma tendência. Grandes empresas do mundo já usam esse tipo de sistema, porém, no Brasil, ainda está engatinhando”, explica Vivian Rennó, gerente de Programas Mundiais da AIG Brasil.

Em uma empresa multinacional, cria-se a necessidade de atender todas as demandas e, ainda por cima, estar ligado ao que é requerido em cada país sobre os contratos de seguro.

Desafios desse segmento:

Por ainda não ser totalmente disseminado, corretores e clientes têm pouco conhecimento desse programa. A limitada publicidade sobre o assunto também prejudica a disseminação da informação mais abrangente sobre o tema. “Se a gente aborda esse assunto, criamos um relacionamento maior com o cliente”, afirma Vivian.

Vivian Rennó, gerente de Programas Mundiais da AIG Brasil
Vivian Rennó, gerente de Programas Mundiais da AIG Brasil

 

Dano à reputação:

Essa é a grande palavra que as multinacionais tentam preservar durante anos. No entanto, a reputação de qualquer empresa pode ser abalada, como a Adidas foi em 2009.

O sinistro ocorreu em um dos estabelecimentos na Índia, mas o valor contratado na apólice não cobria integralmente a indenização. Por causa disso, uma parte do pagamento foi feito no local do acidente e a outra na Alemanha, onde a companhia também tinha uma apólice. Porém, a regulação indiana não permite esse tipo de relação e acabou multando a Adidas porque a decisão causou o não pagamento dos tributos devidos.

Tecnologia:

A AIG disponibiliza uma ferramenta online que permite  ao usuário explorar de maneira mais ampla a abordagem do seu negócio. No portal, é possível acompanhar questões regulatórias, coberturas e sinistros locais e, principalmente, traçar estratégias de riscos que impactam no programa mundial. No fim da experiência, o cliente recebe um relatório para ajudar a organizar e a otimizar o programa.

Por:

Redação