As redes sociais e a internet sem dúvidas se tornaram ferramentas de trabalho – cada vez mais profissionais surgem no meio, como influenciadores digitais, gamers e outros. E, sem dúvidas, as redes sociais também se tornaram populares nos profissionais autônomos, como os dentistas. Hoje não é nada incomum ver clínicas de odontologia e profissionais divulgando seus trabalhos nas redes, e sem dúvidas é uma maneira de chegar a mais pessoas com rapidez e ainda interagir com seu público. Porém é extremamente necessário ter cautela na hora de publicar os resultados do seu trabalho, uma vez que alguns tipos de publicação são proibidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
O que é proibido postar nas redes sociais
Dentre as publicações que são proibidas pelo CFO, estão as de cunho de exposição do paciente a uma condição vexatória, como exibir o paciente antes, durante ou depois do procedimento sem sua autorização, principalmente quando o paciente estiver em uma situação desconfortável, quando uma situação pode disseminar comentários ou informações que o coloquem em situação vexatória.
Também são proibidas as postagens que induzam o público a crer em técnicas que não possuem nenhum tipo de embasamento científico. Todas as técnicas aplicadas pelo dentista devem ter embasamento legal e científico, de maneira a evitar que o público seja enganado. Isso também vale para equipamentos e instalações que não têm nenhum tipo de embasamento. Oferecer diagnósticos de maneira totalmente online e prescrições pela internet ou outros meios de comunicação também é estritamente proibido, assim como permitir que terceiros se utilizem da sua imagem para estas finalidades. Endereços, telefones de contato, nomes completos ou outras informações de pacientes que não possuem a prévia autorização deste também são proibidas de serem divulgadas.
Fotos de antes x depois podem ser postadas?
Outro ponto polêmico das publicações de dentistas nas redes sociais são as fotos de antes x depois. No começo dos anos 2010, o Conselho Federal de Medicina proibiu toda e qualquer foto de antes x depois, e o CFO seguiu pelo mesmo caminho. Isso porque a entidade não aprova a mercantilização pura da profissão, e algumas condutas podem colocar o paciente como uma “fatia de mercado”, o que pode ferir, inclusive, direitos humanos. No entanto, em 2019, o CFO tomou uma posição mais moderada em relação a estas postagens, que antes eram totalmente proibidas, mas deixando claro que as publicações não estão liberadas indiscriminadamente.
A Resolução 196/2019 do Conselho Federal de Odontologia determinou que as publicações podem ser feitas de acordo com as normas a seguir: as fotos só podem ser publicadas quando for o próprio cirurgião-dentista ou ortodontista que executou o procedimento, e somente quando o paciente ou seu representante legal autorizar a publicação. Um termo de consentimento também deve ser assinado para que o paciente prove que concedeu a autorização para a publicação. É importante ressaltar, também, que não são permitidas as fotos de sangue e imagens que sejam consideradas fortes e sensíveis.
O que é permitido postar?
A lista de proibições é relativamente pequena, o que é bastante positivo para os planejamentos de redes sociais de dentistas. É permitido postar, por exemplo, a divulgação de áreas em que o profissional atua, bem como suas especialidades inscritas no Conselho Regional de Medicina (CRO). Publicações que mostrem equipamentos de trabalho, desde que apresentem embasamento científico e legal, como luva nitrílica e demais ferramentas usadas por dentistas. As postagens e publicidades veiculadas em jornais e TV podem ser transmitidas desde que contenham o nome e o número de inscrição do profissional, assim como o nome representativo das especialidades em que atua. Foto: Divulgação istock