Depois de passar por uma das piores crises econômicas de sua história recente, o país se transformou em um dos principais hubs de tecnologia do mundo. De acordo com levantamento da consultoria IDC (International Data Corporation), o mercado português prospectou investir, em 2022, um total de 11,6 bilhões de euros em tecnologia. Esse montante representa um crescimento de 5,7% em comparação a 2021, quando foram investidos cerca de 10,9 bilhões de euros.
Esse movimento foi considerado por especialistas como “o milagre português” e traduz bem o momento de ótimas perspectivas em torno do crescimento do país. A revolução digital portuguesa também vem impactando a indústria de seguros, o que, por sua vez, traz uma série de novas oportunidades e desafios.
Produção crescente em seguros
De acordo com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) de Portugal, no primeiro semestre de 2021, a produção de seguro direto relativa à atividade no país apresentou, em termos globais, crescimento de 35,6% face ao semestre homólogo de 2020. Novos métodos de subscrição de riscos, novos canais de distribuição, plataformas colaborativas, insurtechs, proteção de dados pessoais, assim como os riscos cibernéticos, são apenas alguns dos temas que começaram a fazer parte deste cenário.
Com o surgimento da economia digital, os Smart Contracts e o fenômeno blockchain ganharam relevância contínua, e a implementação do Programa Portugal 2030 fomentará ainda mais o desenvolvimento da indústria 4.0 no país, trazendo cada vez mais tecnologia e inovação, e demandando profissionais altamente qualificados para atuarem nesses mercados.
Imersão internacional em Inovação em Seguros
Para apresentar aos profissionais brasileiros todos os detalhes do “milagre português”, sobretudo no mercado de seguros, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoverá, em junho, mais uma edição do Programa de Imersão Internacional “Inovação em Seguros – A Indústria em Transição”. Com duração de cinco dias e início em 26 de junho, o curso proporcionará uma experiência enriquecedora que abrangerá uma completa atualização acadêmica aos profissionais de seguros, oferecendo capacitação, aperfeiçoamento e atualização em inovação.
Com 35 horas de duração, o treinamento abordará temas como “A Revolução Digital no Seguro”, “Economia digital, plataformas colaborativas e Insurtechs”, “Introdução ao mercado de seguros europeu e sua regulação”, “Riscos Cibernéticos” e “Seguros e Big Data”, além de contar com quatro visitas técnicas a empresas portuguesas. Para participar é necessário curso superior completo e experiência de dois anos no mercado de seguros. Aproveite e garanta sua chance de estar imerso neste movimento de inovação. Outras informações acesse o link https://www.ens.edu.br/pt/Internacional/programa-de-treinamento-no-exterior-lisboa-inovacao-em-seguros-a-industria-em-transicao. (Fonte: ENS)