Debate inédito discute melhor compreensão da atuação dos planos de saúde

Debate inédito discute melhor compreensão da atuação dos planos de saúde

FenaSaúde promove 1º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar e reúne lideranças, assessores de imprensa e jornalistas

Sabemi

Avançar na melhoria da comunicação do setor de planos de saúde. Esse foi o tom das discussões que nortearam o ‘1º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar’, realizado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), na última quinta-feira (4/5), em São Paulo.

Com uma plateia formada por profissionais de comunicação, diretores das empresas associadas à  FenaSaúde e jornalistas especializados e renomados, o encontro teve como finalidade discutir a construção de uma identidade de valor que seja percebida pelos consumidores dos serviços da saúde suplementar, oferecidos pelas operadoras e seguradoras de saúde. 

Na abertura, Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde, ressaltou que o evento teve como propósito buscar estratégias mais efetivas de dialogar com a sociedade: “Sabemos que a comunicação é agente indutor de desenvolvimento e transformação. Para tanto, estamos nos dispondo a fazer uma reflexão em conjunto, já partindo do pressuposto que somos um setor mal compreendido. E, como dizia o ex-presidente Trabuco: Não queremos ser amados, apenas compreendidos. Essa discussão é importante, porque o consumidor está no centro das atenções. E temos a convicção de que prestamos e nos esforçamos cada vez mais para manter um bom serviço à sociedade”.

Em seguida, Fernando Pesciotta, vice-presidente de Análise e Pesquisa da CDN Comunicação, fez uma apresentação sobre a avaliação e percepção da mídia. De acordo com Pesciotta, cresceu a participação da FenaSaúde no noticiário do setor em 2016. Logo após, a gerente de Comunicação Social da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Isabella Eckstein, mostrou uma pesquisa sobre a percepção da sociedade em relação ao órgão regulador. Segundo a pesquisa, 48% dos respondentes compreendem a real atribuição da ANS – regular planos de saúde; 29% acreditam que a agência é responsável pela ‘saúde’ de uma forma geral; enquanto 3% a associam à regulação de medicamentos.

Dando prosseguimento a programação, o primeiro painel do encontro foi apresentado por Ricardo Guimarães, fundador da Thymus Branding. O publicitário falou sobre ‘Formação da Imagem’ e demonstrou uma ampla visão sobre os novos tempos e desafios enfrentados pelas organizações. “Transparência é dada, não é valor ou opção. É preciso ter condições de ser visto e valorizar essa presença, e isso tem a ver com agilidade”, concluiu. Após o painel, o público, divido em mesas-redondas de debates, discutiu o tema e apresentou suas conclusões elencando palavras a serem trabalhadas, como clareza e credibilidade.

O segundo painel – ‘Formação da Pauta’ – foi conduzido pelo jornalista Rodrigo Bocardi, da TV Globo, que trouxe percepções de profissionais dos principais telejornais da emissora sobre a relação com assessores de imprensa e porta-vozes do segmento. “Esse setor precisa mostrar ‘a cara’. Ocupar o espaço em uma reportagem com uma entrevista será muito melhor do que enviar uma nota, por exemplo”, afirmou. A plateia participou ativamente da troca de ideias.

Vera Sampaio, gerente de Regulação da FenaSaúde, sintetizou o propósito do encontro: “A comunicação, mais do que nunca, é vital para a saúde suplementar, por conta da grande complexidade deste setor. O momento exige entender como comunicar no Século XXI para que possamos nos aproximar do consumidor e ajudá-lo a compreender não só a dinâmica do setor, como também os seus direitos e deveres com relação ao mútuo.”

Para finalizar o 1º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar, o presidente da Comissão de Comunicação da FenaSaúde, João Alceu Amoroso Lima, agradeceu a presença de todos e ressaltou o êxito do evento. “Tivemos um engajamento bastante interessante aqui e espero que seja um estímulo para as nossas próximas ações e reuniões da Comissão de Comunicação da FenaSaúde”.