O projeto “Meninas e Meninos da Alegria”, desenvolvido pela ONG Giral e apoiado pela BB Seguros, está iniciando seu segundo ciclo de aulas de música clássica no interior de Pernambuco. Situado no município de Glória do Goitá (PE), o projeto impacta mais de 300 crianças de comunidades vulneráveis da região. O objetivo é integrar e desenvolver socialmente essas crianças por meio de práticas esportivas, como futebol e handebol, e aulas de música. A BB Seguros apoia o projeto por meio do Fundo para Infância e Adolescência.
“Temos muito orgulho de apoiar projetos como esse, que levam educação e oportunidade para toda a população. Acompanhar de perto a iniciativa nos faz ter noção da realidade das pessoas impactadas e suas reais necessidades”, afirma Luciana Esteves, Especialista em Projetos Incentivados da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, que visitou a ONG e acompanhou pessoalmente a cerimônia de abertura do ano letivo. “Isso nos incentiva a fazer cada vez mais pelo próximo e esperamos que seja um ciclo de muito sucesso e aprendizado”, complementa.
No projeto “Meninas e Meninos da Alegria”, os instrumentos são da Giral, mas cada aluno pode levá-lo para estudar e praticar as partituras em casa. O curso não tem encerramento, já que a ideia é proporcionar um desenvolvimento musical contínuo. Os futuros músicos mais talentosos são incentivados a participar da Orquestra Filarmônica Meninas e Meninos da Alegria, mantida pela própria Giral.
As aulas são ministradas quatro dias da semana pelos professores de música Jonathan de Araújo e Leonardo Severino, e compreendem instrumentos como violinos, violoncelos, violas, clarinetes, flautas entre outros. “Também fui um menino assistido por uma instituição da sociedade civil organizada. Naquela época, sem essa oportunidade, eu jamais teria alcançado minha formação universitária, por exemplo. Tenho muito orgulho da nossa equipe, porque sei do comprometimento de todos pelo futuro desses jovens”, diz o fundador da Giral, Everaldo Costa.
A Giral atua há 16 anos com a missão de formar crianças, adolescentes e jovens por meio de educação integral, para o desenvolvimento humano e social, em comunidades periféricas situadas em áreas urbanas e rurais do Nordeste brasileiro. Atualmente, a Giral beneficia a mais de cinco mil crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 4 a 29 anos.