O falecimento do membro do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e ex-deputado federal, José Carlos Stangarlini, no dia 11 de maio, aos 72 anos, foi mais uma perda lamentável do mercado de seguros. Stangarlini era advogado, paulistano do bairro do Belém e membro ativo da Igreja Católica com efetiva participação em diversos dos seus movimentos leigos. Além da Academia, ocupou cargos em várias entidades do mercado de seguros, como na Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBSC), na Associação Internacional do Direito do Seguro (AIDA), entre outras.
Como deputado, foi autor de diversas leis voltadas às áreas de bem-estar social, segurança pública e educação. Em 2002, foi indicado pelo movimento “Voto Consciente” dentre os parlamentares de atuação mais destacada, considerando a frequência, a participação nos debates em plenário e a qualidade dos projetos apresentados.
“Stangarlini faz parte da história do mercado de seguros. Atuou junto ao Sincor-SP em diversas causas de apoio ao corretor e somos eternamente gratos por isso. Infelizmente, esta é mais uma grande perda que tivemos nesta semana. Em nome de toda a diretoria do Sincor-SP, reforço nossos sentimentos aos familiares e amigos. Ele fará falta para todos nós”, diz o presidente do Sincor-SP, Boris Ber.
Mauro César Batista, presidente do Conselho Superior da ANSP, ressaltou o trabalho profícuo empreendido pelo advogado e ex-deputado. “No exercício dos seus mandatos no parlamento, jamais distanciou-se das suas raízes no Setor de Seguros; sempre enaltecendo o seguro brasileiro e rendendo homenagens às nossas lideranças e instituições. Que o bom Deus o acolha com misericórdia e abrace os corações da sua família e amigos”.