“Afinal, qual a sua principal meta financeira para os próximos meses?” Desde junho deste ano, a cada vez que a fintech FinanZero faz essa pergunta a entrevistados de todo o país, as respostas para a pesquisa mensal do Índice FinanZero de Empréstimo são sempre as mesmas: viajar. Em setembro, por exemplo, mais da metade dos 500 respondentes de Norte a Sul (54%) citaram que gostariam de fazer uma viagem até o final do ano – um aumento de 3 pontos percentuais em relação a agosto, quando 51% disseram que essa era a próxima grande prioridade financeira.
Até maio, cabe enfatizar, a maioria dos ouvidos mensalmente pela fintech respondiam que o objetivo principal era organizar as próprias finanças, e mesmo planos como trocar de carro (41%) superavam o projeto viagem, mencionado por 40% naquele período. No último mês, por outro lado, a ideia da organização do orçamento foi a segunda menção mais comum (43%), mais de 10 p.p atrás das viagens. Próximo a ela, ainda apareceram desejos como a compra/renovação do próprio imóvel (34%) e a aquisição/troca do automóvel (33%).
Para Rodrigo Cezaretto, Diretor de operações e produtos da fintech, os números podem servir como um termômetro do comportamento ao redor do país: “o desejo de viagens percebido nesse período se relaciona com a chegada das férias de verão. É interessante perceber que o desejo da viagem é colocado à frente das compras de bens materiais”, reflete Cezaretto.
Saltam as buscas no Google por pacotes promocionais
Se viajar é o objetivo principal dos brasileiros, em boa parte dos casos, ele também é acompanhado pela constante preocupação com as contas e a própria economia. Em outro estudo recente conduzido pela FinanZero, dessa vez a partir das buscas no Google durante 2023, o aumento mais significativo das pesquisas relacionadas a viagens girou em torno do termo “passagens aéreas baratas”.
Para se ter uma ideia, somente entre abril e setembro deste ano, o salto foi de 122%. Outra palavra-chave relacionada, “comprar passagem aérea barata”, subiu 52,6% no mesmo período, assim como “pacote de viagem em promoção”, com alta de 47,7% – o que evidencia a atenção dos futuros viajantes com a contenção de seus gastos.