Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da T4S / Foto: Divulgação

T4S apresenta duas novas soluções contra roubo de cargas na quinta edição do Logística do Futuro

Considerado um dos maiores eventos de inovação do setor, evento é idealizado pela plataforma especializada em Logística e Supply Chain, Mundo Logística

Nos próximos dias 2 e 3 de outubro, a T4S Tecnologia, líder em inovações contra o roubo de cargas, participará da quinta edição do Logística do Futuro. Trata-se de um dos maiores eventos do setor.

Os participantes terão acesso a um cronograma de painéis que abordarão os temas mais relevantes do ramo, uma área de negócios com as soluções mais inovadoras do mercado, espaço de coworking e outras atrações.

O painel com o diretor comercial da T4S, Luiz Henrique Nascimento, ocorrerá a partir das 12h15 do primeiro dia de evento. Ao lado dele, o líder nacional da Amazon, Rafael Caldas, e o diretor de segurança da DHL, Erick Lima.

Em discussão entre os três, o “Transporte Seguro”, que não é mais uma utopia, é uma realidade. Nas empresas em que ele foi adotado, o roubo de mercadorias deixou de ser problema.

Trata-se do nível máximo de proteção, alcançado a partir do momento em que um veículo conta com as seguintes tecnologias idealizadas pela T4S:

  • Imobilizador: imobilização veicular inteligente, sem fio, que atua mesmo sob ataque jammer ou em área de sombra;
  • Choque Elétrico Anti-Invasão: blindagem elétrica, com 20 mil volts não letais, mas potência forte o suficiente para afastar a ação criminosa;
  • Anjos da Carga: inteligência artificial a serviço do gerenciamento de risco: câmeras que, por exemplo, detectam armas, invasão de cabine e têm a capacidade de “ler” as placas dos veículos que estiverem próximos, acusando, em tempo real, se, por exemplo, existe alguma placa roubada ou clonada trafegando próxima do caminhão protegido;
  • Localizador de Carretas: localização, gestão e manutenção autônoma da frota;
  • Trava Universal Safelock: trava de segurança autônoma e reforçada para a porta do veículo, que permite abertura autorizada em qualquer cenário possível.

Além disso, Luiz Henrique Nascimento dará maiores detalhes sobre os dois lançamentos da T4S, que chegarão ao mercado nos próximos meses. São eles:

  • Safety Bag: Choque Elétrico Anti-Invasão para furgões, focado nas operações diurnas e urbanas;
  • Manta Eletrificada: Choque Elétrico Anti-Invasão para carrocerias tipo sider, baú ou adaptadas para distribuição de bebidas (porta roll-up).

Caso FedEx

Um dos exemplos de efetividade do Transporte Seguro ocorreu com a FedEx, que sofria com constantes ataques em uma operação envolvendo eletrônicos em trajetos no estado de São Paulo.

Após adotar o Choque Elétrico Anti-Invasão T4S em 2019, a gigante americana zerou o índice de sinistros. Desde então, não houve sequer uma tentativa de roubo de carga.

Vale lembrar que São Paulo historicamente é a unidade federativa com maior quantidade de roubos de carga no país. No primeiro trimestre de 2024, foram cerca de 1.601 casos, liderando o ranking. Os dados são da consultoria especializada Overhaul.

Oportunidade de empreender

No mercado desde 2016, a T4S Tecnologia surgiu após os fundadores Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique Nascimento sentirem na pele o drama do roubo de cargas. Antes da T4S, eles comandaram a Directlog, maior operador logístico de e-commerce no Brasil até então.

Como as cargas eram roubadas com frequência e não existia no mercado nenhuma solução suficiente para evitar esses roubos, Rebuzzi e Nascimento enxergaram uma oportunidade de empreender e ajudar outros profissionais que sofriam com o mesmo problema.

“Nós decidimos então convidar um terceiro sócio para participar do projeto, Marcílio Machado, e em 2016 nós começamos o desenvolvimento da empresa, que tinha como objetivo oferecer soluções tecnológicas que de fato fossem capazes de combater os prejuízos milionários causados pelo roubo de cargas”, afirma Luiz Henrique Nascimento.