Mapfre Assistência orienta viajantes para um passeio sem surpresas
Na preparação para uma viagem de férias, os cuidados com a saúde não podem ficar de lado. A Mapfre Assistência, responsável pelo atendimento do SEGURVIAJE – produto da Mapfre que oferece um conjunto de serviços de emergência e comodidade durante viagens -, traz algumas dicas para garantir que o passeio aconteça de forma tranquila, confortável e sem surpresas.
Em caso de viagens mais longas, é sempre bom consultar o médico para realizar um check-up completo e um dentista para certificar-se da saúde bucal. O turista também deve pesquisar as vacinas obrigatórias exigidas no país de destino e portar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). As informações podem ser obtidas no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajante/).
“Também é importante ficar atento às escalas. Os Estados Unidos, por exemplo, não exigem a vacina contra febre amarela, no entanto, se por algum motivo o passageiro fizer escala no Panamá e cruzar os portões de embarque, ele deve ter em mãos a CIVP”, lembra Almir Fernandes, presidente da Mapfre Assistência.
Outra dica importante é para turistas com alguma necessidade especial: é preciso comunicar a companhia aérea com antecedência, informando qual a condição de saúde e quais os cuidados que devem ser tomados.
Durante o passeio, é importante atenção com a alimentação local, buscando conhecer o modo de preparo e os ingredientes usados nas comidas típicas. Cuidados com a pele e visão também são indispensáveis, o viajante deve aplicar regularmente protetor solar e repelente de insetos e levar óculos escuros.
CONFIRA DICAS DA MAPFRE ASSISTÊNCIA
O que levar na mala de mão:
Atestado de vacinas. Em casos de viagens internacionais, para determinados destinos, o passageiro deve portar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra a febre amarela e outras doenças;
Prescrição médica com permissão para viajar em casos de doenças crônicas ou cardíacas, por exemplo. Neste documento deve conter a descrição da condição médica do paciente, cuidados necessários e a relação de medicamentos que fazem parte do tratamento;
Seguro Viagem. A aquisição de um seguro viagem é fundamental para que o viajante aproveite ao máximo as atrações locais e conte com serviços especializados caso ocorra algo que não estava no roteiro original, desde o atendimento a pequenos acidentes até internações hospitalares provocadas pelos motivos mais diversos. Para viagens à Europa, o seguro viagem é obrigatório em 30 países que compõe o Acordo de Schengen: todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça). Liechenstein, Bulgária, Roménia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.
Kit de medicamentos e primeiros socorros:
– Protetor Solar
– Repelente
– Termômetro
– Antitérmicos
– Analgésicos
– Antiácidos
– Antisséptico
– Algodão
– Esparadrapo
– Gaze
– Medicamentos de uso continuo (quantidade necessária para o período de viagem)
O viajante deve sempre consultar um médico para obter a recomendação dos medicamentos que pode levar na bagagem.