Diretora de Inovação e Tecnologia, Patricia Hatae, foi a moderadora do painel “Cibersegurança Estratégica”
A segurança da informação na internet tem se tornado cada vez mais prioridade no setor da saúde, devido ao número crescente de ataques cibernéticos a sistemas assistenciais. Com esse foco, o III Fórum de Cyber Secutiry reuniu diversas especialistas do segmento com o propósito de compartilhar conhecimentos, experiências e discutir ações que resultem na proteção dos pacientes e de dados sensíveis, contando com a participação ativa do Grupo São Cristóvão Saúde.
O evento, promovido pelo Hospital Sírio-Libanês, contou com mais de 500 pessoas, entre profissionais de engenharia clínica, tecnologia, segurança da informação e gestão hospitalar. A programação abordou os atuais desafios e as soluções inovadoras, com destaque para temas como governança de inteligência artificial, segurança de dispositivos médicos, LGPD e jornada de segurança na visão dos CIOs da saúde.
A programação híbrida incluiu palestras, painéis e experiências práticas, como simulações de possíveis situações reais de crise cibernética. Entre os objetivos do Fórum destacaram-se o fortalecimento de networking e a promoção de ações com foco na segurança digital, sendo um fator essencial para a proteção de dados e para a saúde de pacientes em ambiente hospitalar.
Representando o Grupo São Cristóvão Saúde, a diretora de Inovação e Tecnologia, Patricia Hatae, moderou o painel “Cibersegurança Estratégica: Como líderes transformam desafios em valor percebido pelo Board e engajamento das equipes”, juntamente com Leonardo Pavanello (Rede Santa Cataria) e Fernando Amorin (ICESP) e Everson Remedi (HCor), discutindo estratégias que alinham governança, segurança e inovação.
Durante o evento, Hatae foi homenageada pela Faculdade Sírio-Libanês e pela ABCIS Cyber, por sua dedicação, expertise e compromisso em manter uma era tecnológica segura para todos. “Em um mundo cada vez mais digital, é inspirador ver o reconhecimento do trabalho de quem atua nos bastidores, cuidando da segurança da informação, protegendo dados sensíveis e, acima de tudo, contribuindo com um propósito maior: salvar vidas. Esse mérito não é só meu, mas de todos que acreditam que é possível inovar com responsabilidade, ética e muito compromisso com o cuidado ao próximo. Agradeço ao CEO, Valdir Ventura, por confiar e apoiar o nosso trabalho em prol de uma saúde mais segura, moderna e humana, à ABCIS, ao Leandro Ribeiro (Hospital Sírio-Libanês) e a todos os envolvidos por este momento que levarei com muito carinho”, declarou a diretora de TI.
Valdir Ventura, presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde e presidente da Santa Casa de Francisco Morato, destacou a importância da participação do Grupo no Fórum: “diante de um cenário de ameaças digitais extremamente sofisticado, é fundamental estarmos alinhados com o que há de melhor e mais atualizado no segmento saúde quando o assunto é proteção de dados, vidas e sistemas operacionais. Participarmos ativamente de um evento dessa magnitude reafirma nosso compromisso com a inovação tecnológica, sempre com um olhar especial voltado ao cuidado dos nossos pacientes. Patricia Hatae e toda a equipe de TI vem demonstrando muita competência frente aos desafios diários da cibersegurança assistencial. Parabéns pelo empenho em manter um ambiente seguro e confiável a todos”, finalizou Ventura.
Foto: Patricia Hatae recebe homenagem das mãos de Leandro Ribeiro, do Hospital Sírio-Libanês/Divulgação