Alessandro Malavazi e Marcelo Rosseti
13º salário: como usar para proteger seu futuro
Bradesco Vida e Previdência orienta sobre como aproveitar o benefício para investir em proteção e planejamento financeiro
O pagamento do 13º salário, tradicionalmente associado ao consumo e à quitação de dívidas, também pode representar uma oportunidade de mudança na forma como o brasileiro lida com suas finanças. A Bradesco Vida e Previdência destaca que este é um ótimo período para avaliar as prioridades e direcionar parte desse recurso à proteção e ao planejamento financeiro de longo prazo.
Investir uma fração do 13º salário em um seguro de vida ou em um plano de previdência privada, por exemplo, é uma escolha que vai além da simples motivação financeira. Significa adotar uma postura mais consciente e de cuidado com o futuro pessoal e familiar, transformando um ganho pontual em estratégia de gestão de patrimônio, construção de um amanhã mais previsível e preservação do que já foi conquistado.
“Esse é o momento para, se possível, olhar um pouco mais além do presente e pensar nos próximos passos. O seguro de vida oferece liquidez e amparo imediato diante de imprevistos, contribuindo para a manutenção do equilíbrio financeiro da família em situações inesperadas”, destaca Alessandro Malavazi, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência.
O produto acompanha as mudanças na trajetória pessoal e profissional, adaptando-se a novas fases e prioridades, com oferta crescente de coberturas e assistências para uso em vida, sem prejuízo das tradicionais coberturas de morte e invalidez.
Já a previdência privada contribui para a formação de uma reserva que pode ser utilizada em diferentes momentos, seja para complementar a aposentadoria, financiar projetos pessoais ou garantir mais autonomia nas decisões futuras.
“Ao contrário do que muitos imaginam, é possível iniciar um plano de previdência com valores acessíveis, a partir de R$ 50 mensais, e ampliar os aportes conforme o orçamento e as metas evoluírem, podendo efetuar contribuições adicionais a qualquer momento”, afirma Marcelo Rosseti, superintendente sênior de Negócios da Bradesco Vida e Previdência.
A primeira parcela do benefício deve ser paga até 30 de novembro, e a segunda, em dezembro. Entre um pagamento e outro, vale refletir sobre o uso de parte desse valor extra para utilizá-lo de forma estratégica em favor de um planejamento financeiro consistente.
