Companhia transforma números e estatísticas em informação e auxilia seguradoras nos seus negócios e no combate à fraude
Nesta semana, entrevistamos o presidente da TransUnion Brasil, Juarez Zortea. Ele explicou de que maneira a companhia trabalha e revelou as novas funcionalidades da ferramenta Crivo.
1 – Recentemente, a TransUnion lançou a nova versão do Crivo. Por que a companhia sente a constante necessidade de sempre atualizar sua ferramenta?
Nós entendemos que os consumidores mudam o todo o tempo, com novas demandas e novos comportamentos. No Brasil, por exemplo, os impactos econômicos e a redução de vagas de trabalho formais aumentaram o número de trabalhadores informais e empreendedores. Entretanto, estas pessoas continuam a gerar renda e quitar dívidas, além de consumir, mas em um novo cenário, onde não deixam mais rastros, como acontece no em processos tradicionais, que considera transações em instituições financeiras, por exemplo. A TransUnion encontrou uma forma de identificar estas pistas, atualizar as informações sobre estes consumidores e atender às necessidades das empresas ao aprofundar a análise dos potenciais clientes utilizando dados alternativos e coleta de informações em mais de 600 fontes.
A nova versão 4.5 do Crivo, além de manter a coleta de um grande volume de informações, traz benefícios para automatização de processos, tomada de decisão, usabilidade da plataforma e acompanhamento de resultados por meio de novas funcionalidades, como um modo de parametrização de scorecards, além de outras destinadas para gestão de risco e tomada de decisão.
2 – Pensando no mercado segurador, onde as ferramentas tecnológicas da TransUnion podem se encaixar para satisfazer tanto a seguradora quanto o cliente final?
As soluções da TransUnion, entre elas a nova versão 4.5 do Crivo, fornecem dados alternativos que ajudam a melhor avaliação de riscos e a adequada precificação de apólices de seguros, além de mais de 600 fontes de dados para atualização de contatos e automatização de processos por meio de uma solução única, o que torna as avaliações mais rápidas.
A oferta de produtos mais apurada ocorre graças a um melhor entendimento do consumidor, considerando diferentes ângulos e diversos aspectos. Por exemplo, um cliente que está negativado, mas tem histórico de bom pagador e é um bom motorista pode ter um valor menor graças a estas informações complementares ao scorecard tradicional. Esta avaliação mais aprofundada pode também incentivar a inclusão financeira, pois fornece dados personalizados e não generalizados dos segurados. O Crivo 4.5 da TransUnion possibilita que seguradoras tenham uma visão além do score de seus clientes, ao mesmo tempo que proporciona mais acesso de consumidores a soluções de seguros, promovendo uma nova forma de se fazer negócios com segurança, no contexto Brasil; de retomada econômica.
3 – O que o empresário pode esperar de benefícios contratando as soluções da TransUnion?
O novo Crivo 4.5 ajudará empresas a entender melhor seus consumidores e assim tomar ações mais assertivas e aliadas com a estratégia do negócio. A solução dá maior autonomia para os clientes aplicarem inteligência preditiva nas suas ações com um editor exclusivo de scorecards. Com ele, será possível definir modelos diferenciados para identificar perfis de usuários e ações mais adequadas. Além disso, o Crivo 4.5 da TransUnion conta com um módulo para extração de dados e relatórios independentes com informações gerenciais e estratégicas para uso dos clientes. O editor de scorecards é capaz de importar modelos estatísticos definidos em PMML, a principal linguagem padrão internacional usada para representar tais modelos. Dados da TransUnion estimam que um teste com 2 modelos em conjunto, utilizando o Crivo e o ZipCode, produziu 15% mais de receitas e 5% menos despesas do que com o uso de um único modelo.
4 – De que maneira a experiência internacional da companhia pode impactar nos negócios do mercado brasileiro?
A TransUnion consegue impactar positivamente todos os mercados onde atua graças a uma combinação de fatores. Por meio de suas soluções de informações, analíticas, decisão e anti-fraude, a empresa consegue atuar em novos mercados com capacidade de coletar informações em fontes públicas e privadas diversas; segmentar consumidores de acordo com as necessidades das empresas clientes; mitigar perdas, atendendo às demandas de compliance e entendendo os riscos de cada um dos segmentos onde atua; aumentar os lucros dos clientes ao possibilitar uma nova gama de potenciais consumidores, fornecendo dados alternativos para a produção de scorecard e reduzindo as chances de fraude inadimplência, e fornecendo informações para o bem, estimulando a inclusão financeira, educação e proteção à criança por meio de iniciativas globais e locais.
5 – Como funciona o serviço do ZipOnline da TransUnion?
A solução ZipOnline permite acessar online e em tempo real informações de diversas fontes por meio de consultas de consumidores e empresas, tanto via browser como API. As pesquisas podem ser feitas por CPF, CNPJ, nome, razão social, telefone e e-mail com segurança e dados atualizados, fornecendo um amplo leque de informações para a tomada de decisão.
O ZipOnline e as outras soluções da TransUnion permitem às empresas localizarem e confirmarem informações de pessoas e empresas, potencializando seus processos de cobrança e confirmação de consumidores e aquisição de clientes. Estes resultados ocorrem graças a abrangência e qualificação dos dados de mais de 210 milhões de indivíduos e 35 milhões de empresas, coletados em mais de 100 fontes online.
6 – Como está a demanda desses negócios no mercado de seguros?
O Crivo é a solução da TransUnion mais utilizada entre as seguradoras. Atualmente, os principais players do segmento são nossos clientes e estamos expandindo nossa presença em todo o país.
Acesse o site da TransUnion Brasil
Redação