Tendo em vista que a demanda por seguros de vida específicos para o setor audiovisual cresceu nos últimos anos no Brasil, empresas permitem ao produtor usar a proteção de seguros como uma ferramenta tática de gerenciamento de riscos.
Pensando nisso, a Revista Seguro Total conversou com Charles Carvalho, subscritor de Entretenimento da AGCS, sobre a importância e os desafios por traz da contratação de um seguro audiovisual. O ofício desse trabalho está sujeito a perigos identificado em três amplos conjuntos de atuação que são: pré-produção, produção e distribuição.
Pelo motivo de cada produção ser única, “contratar o seguro audiovisual se torna bastante democrático. Ele pode ser contratado por agências de advertising, produtores de conteúdo audiovisual, independentes ou não, canais de televisão, estúdios cinematográficos, plataformas de streaming, fotógrafos, entre outros profissionais”, comenta Charles. Ele reitera que “o custo varia de acordo com o tipo de produção, tempo de filmagem, elenco, elementos de agravação de risco, como acrobacias, explosões, orçamento e limites de cobertura”.
Incluindo à proteção, existem orçamentos da filmagem, danos materiais a propriedades, equipamentos, sets, figurino, entre outros riscos, integrando de Responsabilidade Civil, Acidentes Pessoais e Erros e Omissões.
Clique aqui e veja o infográfico de produção da Allianz Studios
“A principal vantagem na contratação de um seguro audiovisual é que ele pode ser adaptado aos mais diversos tipos de projeto, seja uma sessão fotográfica, um comercial de 30 segundos, um programa de TV ao vivo ou mesmo um longa-metragem. Isso se aplica também ao orçamento”, informa Charles. Além disso, o especialista garante que o seguro protege o cliente de imprevistos que possam acontecer durante as filmagens, evitando que tenha prejuízos como interrupção, ou até o abandono das filmagens por falta de orçamento.
Segundo o executivo, comercializar esse tipo de seguro requer certo nível de especialização. Por isso, a AGCS se relaciona diretamente com os produtores. “Trazemos ao mercado brasileiro a expertise global de ter protegido produções de Hollywood, garantindo inclusive, a cobertura de filmes indicados ao Oscar, e outras grandes indústrias cinematográficas ao redor do mundo”, finaliza.
Beatriz Chaves
Leia também
Por que fazer seguro para uma produção audiovisual?
Revista Seguro Total – Ed. 199
Livros, filmes e séries para inspirar gestores, corretores e empreendedores