Marcelo Neri: mais de 40 milhões de pessoas ainda compõem a classe C no Brasil

Sabemi

Em entrevista à Rádio CNseg, diretor do Centro de Políticas Sociais da FGV destaca o comportamento do consumidor brasileiro

No último ano houve uma queda forte da renda, cerca de 6,5%, e esse contexto de restrição fiscal penaliza particularmente a chamada classe C, de acordo com constatações do economista e diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, Marcelo Neri, entrevistado desta semana na Rádio CNseg . A partir de 2003, cerca de 50 milhões de pessoas foram incorporadas a classe média no Brasil e, certamente, esse grupo ainda representa mais de 40 milhões de brasileiros. Neri destacou também o comportamento do brasileiro nesse cenário. “Não há, no Brasil, um esforço de poupança. O brasileiro não poupa talvez por não ter uma visão pessimista do futuro”, pontuou.

Também esta semana, no quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”, que vai ao ar na quinta-feira, a Rádio CNseg traz uma entrevista com o superintendente de Regulação da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Sandro Leal, que aborda o lançamento da cartilha “A dimensão social e econômica do setor de saúde suplementar”, mais uma publicação da plataforma “Plano de saúde, o que saber?”. Leal destaca que a saúde suplementar movimenta cerca de R$160 bilhões em receita e 7% da força de trabalho do Brasil. Segundo ele, o grande objetivo de publicações como esta é aproximar o consumidor cada vez mais do setor. “Uma das grandes lacunas que a gente percebe é mostrar ao consumidor o que este setor faz, o que ele produz, quais são os benefícios que ele está entregando para a sociedade”, enfatiza.

Já o quadro “Fala Presidente” aborda os canais de distribuição e as formas de se adquirir os produtos do setor de seguros. O presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, orienta o consumidor em relação à contratação de seguros e destaca a importância do corretor nesse processo. “Mesmo nos canais digitais, a presença do corretor é fundamental. Porque muitas vezes os canais não têm todas as informações disponíveis, a profundidade e as formas de interação que o consumidor necessita para fazer a melhor escolha”, afirma Coriolano.

Na quarta-feira, o quadro “Momento da Inovação” traz uma matéria sobre o Programa Saúde Ativa, da SulAmérica Seguros, vencedor do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, edição 2015, na categoria Comunicação. O programa produziu 30 vídeos com foco em doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, depressão, stress e dores musculares. A superintendente de Marketing da empresa, Luciana Ribeiro Froehlich, destaca como o programa abordou os temas. “A nossa principal busca é por impulsionar as pessoas na procura pela vida saudável. Saímos do modelo publicitário padrão para levar até as pessoas informações relevantes sobre hábitos saudáveis e os riscos das doenças”.

No espaço “Qual é a Dúvida?” o presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Danilo Silveira, responde a perguntas de consumidores sobre o seguro residencial e a cobertura de incêndios. Seguros de viagem é o tema do “Entenda o Seguro de Pessoas”, e o integrante da Comissão de Seguro de Garantia Estendida da FenSeg Marco Garutti fala sobre o descarte de celulares, no programa “Sustentabilidade”.

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