Para o Bate-Papo seguro desta semana, convidamos Cláudia Rizzo, gerente executiva de Operações MDS Insure Brasil. O tema dessa semana é sobre seguros massificados.
Quais são as vantagens de ter um seguro para cartão de crédito, TV, celulares, entre outros?
A principal vantagem do seguro do cartão de crédito é, sem dúvida, a cobertura dos valores em caso de roubo/furto do cartão. TV/ Celulares e demais equipamentos eletrônicos: a cobertura de roubo, no caso de celulares, é fundamental. Já no caso de eletrônicos, o seguro garante que em caso de roubo ou furto na residência, seja feita a reposição destes aparelhos. Existem também seguros de garantia estendida que garantem a cobertura de reparo ou reposição do bem no caso de quebra do mesmo.
As pessoas sabem da importância desse tipo de seguro?
Na maioria das vezes as pessoas só conseguem identificar o valor do seguro para os bens em que já tiveram alguma perda significativa, como por exemplo automóvel e celular.
Por quais motivos as pessoas mais solicitam sinistros?
Regularmente a maior quantidade de sinistros é de automóvel. Mas em situações específicas, como ações da natureza (chuvas fortes, vendavais etc) podemos ter uma incidência pontual de sinistros de seguros residenciais, por exemplo.
Qual a importância do cliente ler todo o contrato do seu seguro?
É fundamental que o cliente leia o contrato na íntegra, pois existem muitos detalhes nas coberturas e exclusões que muitas vezes o cliente não tem conhecimento por não ler o contrato na íntegra. E normalmente quando falamos desta necessidade os clientes sempre acham que precisam ler para saber o que não têm direito, mas não é só isso. Existem muitas coberturas acessórias nos seguros que os clientes poderiam recorrer e que deixam de fazer porque não têm conhecimento das mesmas.
Como contratar um seguro massificado?
A forma de contratação de seguros é sempre através de uma corretora. No caso dos bens duráveis, pode ser contratado na loja no momento da compra, que na verdade também tem uma corretora para operar esta emissão. Nas corretoras como a MDS, por exemplo, temos a nossa plataforma digital que permite o contato do cliente, via e-mail e/ou telefone, para a contratação destes serviços. Quando o cliente solicita uma cotação fazemos toda a interação por e-mail ou se o cliente preferir, por telefone.