Grupo BB e Mapfre patrocina a exposição em São Paulo

A mostra “Invenções da Mulher Moderna, para além de Anita e Tarsila” tem a curadoria de Paulo Herkenhoff no Instituto Tomie Ohtake

 Entre 13 de junho e 20 de agosto, o Instituto Tomie Ohtake vai abrigar a exposição inédita “Invenções da Mulher Moderna, para além de Anita e Tarsila”. A obra traz uma nova visão sobre a produção e a trajetória de artistas brasileiras que desafiaram as convenções dos séculos XIX e XX, com olhar revolucionário para a época.

A exposição reúne obras de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Lygia Clark, Lygia Pape, Maria Martins, Fanny Volks, Zelia Salgado e Julieta de França para demonstrar como a representação e a produção artística feminina se alteraram e se expandiram durante esse período. A Revista Seguro Total participou de uma visita guiada, antes da abertura oficial da exposição, com Paulo Herkenhoff curador, crítico e historiador da arte.

“Ao apoiar uma mostra que destaca as obras de mulheres pioneiras, o grupo segurador se posiciona mais uma vez a favor da diversidade e do reconhecimento feminino, incentivando que essas histórias sejam amplamente conhecidas para inspirar a sociedade”, comenta Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade do grupo.

O patrocínio foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do PROAC São Paulo. Além da mostra, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre também patrocina as exposições “Entre nós – A figura humana no acervo do Masp”, atualmente no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (MG), e “O Corpo é a Casa”, do artista austríaco Erwin Wurm, em cartaz no Centro Cultural Bando do Brasil de Brasília (DF).