Com as férias se aproximando, muitas famílias se programam para aproveitar os dias de folga longe de casa. Para ajudar a amenizar a preocupação de deixar a residência vazia por muito tempo, a MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, traz algumas orientações.
“Por não haver ninguém no local, aumenta a vulnerabilidade da casa a ter problemas, por exemplo, de instalação elétrica, encanamento e até assaltos. Por isso, antes de viajar, vale a pena prestar atenção a alguns detalhes e tomar alguns cuidados para garantir um retorno tranquilo”, comenta Eduardo Sena, diretor geral da MAPFRE Assistência.
Dados da empresa apontam para um aumento de 11% nas solicitações de assistência e reparos na rede elétrica na volta das férias. “Geralmente, o serviço prestado está relacionado a queda do disjuntor, pane elétrica, curto circuito e queima de equipamentos, após uma queda abrupta de energia”, explica Sena.
O levantamento da companhia indica ainda que existe um aumento de 23% nos pedidos do serviço de vigia em razão da possibilidade de furto ou roubo a residência. Já a assistência chaveiro também merece destaque com um aumento de 13% nos chamados, devido à perda de chaves por distração nos passeios e até por esquecimento.
Para evitar esse tipo de problema, veja abaixo algumas dicas da MAPFRE Assistência:
– Tire os equipamentos elétricos das tomadas
Remova das tomadas eletrodomésticos e eletrônicos, como TVs, DVDs, aparelhos de som, micro-ondas, máquinas de café e computadores. Em caso de chuva forte com raios, existe a chance desses aparelhos serem afetados com descargas elétricas ou falta de energia. A geladeira deve continuar ligada para evitar danos ao aparelho e conservar produtos de longa duração.
Tranque portas e janelas
Reforce a segurança das portas e janelas com trancas ou fechaduras adicionais. Procure deixar as cortinas fechadas. Se puder, deixe alguns vidros abertos, como os das janelas com venezianas, para arejar a casa.
– Desligue a campainha
Gente mal-intencionada poderá tocar a sua campainha para descobrir se tem alguém em casa. Muitos casos de furto à residência são ocasionados por essa prática. Para isso, chame um eletricista de confiança para desligar o som da campainha no período que estiver fora e reativá-lo na volta.
– Secretária eletrônica
Para que não percebam que a casa está vazia, nunca grave recados na sua secretaria eletrônica com pistas sobre a sua ausência. Se possível, desvie as suas chamadas para o seu telefone celular ou de um parente.
– Evite acidentes e desperdício
Feche o registro do cavalete de água, desligue os disjuntores, mantendo apenas as ligações de refrigeradores e equipamentos que precisem de eletricidade constante, como bombas de aquários. Feche também a válvula do gás de cozinha, caso haja uma falha no condutor esse procedimento pode garantir a segurança da residência.
– Suspenda assinaturas de jornais e revistas
O acumulo de jornais e revistas na porta da sua casa chamam a atenção. Suspenda a assinatura até retornar de viagem ou peça para alguém de confiança retirar as publicações. Quando são suspensas, a maioria das assinaturas acrescentam exemplares ao final do contrato.
– Evite perder as chaves
Acostume-se a deixar as chaves num único lugar, procure sempre ter um porta-chaves. Além disso, ao sair, guarde sempre as chaves imediatamente no bolso ou na bolsa.
– Avise alguém de confiança
Peça para uma pessoa de sua confiança ir até sua casa algumas vezes para abrir janelas e regar plantas, por exemplo. Essa atitude da impressão de que a residência não está vazia e mantém o jardim, as flores e as folhagens saudáveis.