O crescimento em vendas da April Brasil Seguro Viagem em maio não reflete na realidade dos brasileiros, que ainda tratam o seguro viagem como algo descartável. “Corretores de seguros e agentes de viagens são essenciais para disseminação da cultura desse produto no país”, afirma, em entrevista exclusiva para coluna Bate-Papo Seguro, Luiz Gustavo da Costa, CEO da April Brasil Seguro Viagem.
Embora o cenário ainda seja desfavorável, neste ano a April mantém boa média de crescimento. Segundo o executivo, as vendas sobem 15% ao mês e, em maio, a Companhia atingiu seu recorde no Brasil. Isso mostra, portanto, que aos poucos os viajantes entendem mais sobre o assunto.
Confira o Bate-Papo Seguro com Luiz Gustavo da Costa, CEO da April Brasil Seguro Viagem
1) Revista Seguro Total – A praticidade na contratação de seguro viagem deixa o corretor de seguros um pouco distante de comercializar esse produto. A April enxerga que esse setor não necessita tanto de um profissional intermediando as negociações?
Luiz Gustavo – Na verdade, acreditamos que os profissionais que comercializam seguro viagem, sejam eles corretores ou agentes de viagem, são essenciais no mercado, uma vez que este seguro ainda não faz parte da cultura do brasileiro. Muitas pessoas ainda não sabem o que é o seguro viagem ou o quanto ele é importante, e são os profissionais que disseminam essa informação e agregam valor ao nosso produto.
2) ST – Mesmo sendo obrigatório em alguns países, o seguro viagem não é tão popular entre os brasileiros. Para que esse cenário mude, você concorda que a legislação no Brasil deve mudar?
LG – O seguro ainda não faz parte da cultura do brasileiro. Mesmo em países onde ele é obrigatório, muitas vezes o viajante escolhe coberturas mais baratas por não compreender seus benefícios ou o quanto ele é essencial para garantir a sua tranquilidade. Não acredito que uma alteração na legislação poderia ser um caminho. O mais importante é trabalhar o conhecimento, a cultura e a informação a respeito da importância desse produto, buscando mudanças mais profundas no comportamento dos consumidores que viajam.
3) ST – De que maneira convencer o cliente sobre a importância desse seguro?
LG – O passageiro precisa entender que o seguro é um item básico para viajar e provavelmente o mais barato do orçamento, girando em torno de 2% do valor total pago na viagem. É importante conscientizá-lo de que é muito mais fácil lidar com um imprevisto em seu local de origem, onde ele fala o idioma nativo, conhece hospitais, está familiarizado com os números de emergência e tem uma rede de apoio completa, com família e amigos. Fora de sua cidade natal, principalmente em outros países, o viajante pode não ter a mesma facilidade para lidar com problemas, tendo dificuldades de se comunicar com desenvoltura, saber exatamente o que fazer, com quem entrar em contato, ou em qual hospital ir, no caso de uma emergência médica.
Além disso, vale pensar no quesito financeiro: seguindo o exemplo da emergência médica, será que esse viajante terá uma reserva em dinheiro ou limite no cartão de crédito para arcar com os custos de um atendimento em uma moeda estrangeira? Se precisar voltar para casa mais cedo, poderá pagar as multas por alterações de voo? O seguro cuida da integridade física e financeira dos passageiros.
4) ST – O que torna a April uma empresa diferenciada em relação às concorrentes?
LG – Nosso principal diferencial é a assistência própria, baseada no Brasil, com mais de 98% de satisfação dos clientes que acionam o seguro. No momento da emergência, o passageiro poderá falar em português, com um brasileiro. Nosso serviço de assistência funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, ininterruptamente, e possuímos diversos meios de contato: WhatsApp, aplicativo, telefone e e-mail.
Além disso, nossas coberturas chegam a 1 milhão de dólares / euros e garantem assistência médica de 100% do valor da importância segurada para condições preexistentes, gestantes e esportes.
5) ST – Você poderia falar um pouco dos números da empresa neste ano?
LG – No Brasil, fechamos 2017 com um faturamento de 80 milhões de reais e começamos o ano muito bem. Nossa média de crescimento mensal até agora é de 15%, número que pretendemos manter até o fim de de 2018. O grupo April teve, em 2017, um faturamento de 928,4 milhões de euros.
6) ST – Algo mais que gostaria de acrescentar?
LG – Temos uma equipe comercial altamente capacitada, cobrindo todo o Brasil, com nossa sede em São Paulo e mais sete filiais, que garantem um atendimento de excelência a todos os nossos parceiros. Estamos sempre à disposição, buscando contribuir para o desenvolvimento deste seguro tão relevante para todos os brasileiros que viajam pelo Brasil e exterior.
“Em maio tivemos o nosso melhor mês em
vendas da história da April Brasil”
Clique aqui e confira outro Bate-Papo Seguro