A Aon, empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, benefícios e saúde, realizou dois eventos, um em São Paulo e outro em Belo Horizonte, para debater o atual cenário referente às soluções para transporte. Na edição paulistana, participaram os executivos representantes da Argo Seguros, Cargill, Fedex, MCLG Advogados Associados, Norks Hydro e Primax, além dos patrocinadores Sompo Seguros, Tokio Marine e At&M Serviços de Tecnologia. Já em Belo Horizonte, a empresa reuniu os principais executivos locais da companhia.
O principal tema abordado, nas duas ocasiões, foi o Novo Marco Regulatório do setor rodoviário (Projeto de Lei 4.860/2016) e suas possíveis transformações na carteira de seguros de transporte.
“Se aprovada, a nova regulamentação traz uma série de mudanças importantes. Certamente, alguns artigos impactarão todo o mercado como um todo. É muito gratificante para a Aon reunir importantes embarcadores, transportadoras e especialistas do mercado, para debater este Projeto de Lei”, analisa Ricardo Guirao, diretor de seguro de transporte da Aon Brasil.
Um dos pontos mais discutidos no evento foi relacionado às obrigatoriedades impostas pelo Projeto de Lei, para as contratações dos seguros de Responsabilidade Civil – RCTRC (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) e RC-DC (Responsabilidade Civil / Desaparecimento de Carga), bem como a alteração no modelo praticado pelas companhias seguradoras, no que se refere a emissão das Cartas DDR (Dispensa de Direito de Regresso) e emissão de apólices estipuladas. Questões ligadas ao modelo de Gerenciamento de Riscos, contratado pelas empresas também foi alvo dos assuntos discutidos pelos executivos.
A presença global da Aon garante à empresa uma vasta expertise em análises, consultorias, gerenciamento de riscos e tendências para o mercado segurador e ressegurador.