Parceria inédita na modalidade de adesão beneficiará milhares de usuários
No intuito de tornar o cuidado com a saúde mais acessível, a AllCare e a ePharma uniram-se para desenvolver um produto por adesão com cobertura de remédios.
Pelo formato de coparticipação, o beneficiário terá subsídio parcial ou integral na compra de mais de 7,5 mil remédios de uso ambulatorial, para doenças agudas; e de uso contínuo, para o combate a patologias crônicas. O serviço estará disponível para profissionais de diversos segmentos, vinculados às associações, entidades profissionais e sindicais e órgãos públicos. Os usuários contarão com uma rede de 8,3 mil farmácias conveniadas, pertencentes a grupos como Drogaria São Paulo, Extrafarma e Farmácias Pague Menos.
Os beneficiários da administradora AllCare poderão aderir a assistência farmacêutica com condições diferenciadas e complementar ao plano de saúde. De acordo com Farias Sousa, presidente da companhia, muitas pessoas não tomam remédio porque não têm condições financeiras para comprar. “É melhor financiar o medicamento do que deixar o paciente internar. Também é preciso acompanhar se eles estão fazendo o tratamento corretamente”, conclui o empresário, que informou que a empresa fará o acompanhamento.
Para Luiz Carlos Monteiro, presidente da ePharma, a população não recebe incentivo para gerenciar adequadamente sua saúde. “De nada adiantam acesso à consulta médica e ao receituário se o usuário não tem condições de comprar remédios para dar continuidade ao tratamento. Vale lembrar que 90% das doenças são tratáveis ambulatorialmente com medicamentos. A parceria contribui para combater uma cultura no país que não preconiza a prevenção e a gestão completa do cuidado”, avalia.
A escalada dos gastos com despesas médicas e o aumento da expectativa de vida vêm pressionando o sistema de saúde. A inflação médica está em dois dígitos, bem acima dos 4,31% registrado pelo IPCA de 2019. Um balanço trimestral da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontou que as operadoras perderam 212.595 clientes de dezembro de 2018 a março de 2019, totalizando 47,1 milhões de usuários. Esta é a quarta queda mensal seguida. Desse universo, 80,5% estão vinculados a planos coletivos (empresarial e por adesão).