Instalação da tecnologia teve crescimento de 161% em 2019 segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica cresceu 161% no Brasil em 2019, se comparado a 2018, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O gerente do Departamento de Energia Solar da Quantum, Julio Cesar Ferreira da Silva, destaca que a procura tem aumentado devido à redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica que o sistema oferece, além de ajudar na prevenção ao meio ambiente.
“O uso de sistemas de energia fotovoltaica evita a emissão de gases prejudiciais às pessoas e ao meio ambiente, como o CO2, principal responsável pelo efeito estufa”, salienta Julio Cesar. Na próxima década, a expansão dessa tecnologia deve dar um salto. Segundo o Plano Decenal de Energia (PDE) 2029, divulgado pelo Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em fevereiro, a participação da energia solar na matriz energética brasileira deve pular dos 2% (em 2019) para 8% em 2029.
Atualmente os seis estados brasileiros com maior potência instalada são: Minas Gerais (19,2%), Rio Grande do Sul (13,1%), São Paulo (12%), Paraná (10%), Mato Grosso (6,8%) e Santa Catarina (5,8%). Os dados foram divulgados em fevereiro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Abaixo, confira 10 motivos que estão fazendo os brasileiros adotarem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica.
- Preservação do meio ambiente diante da diminuição do uso das fontes convencionais (energia hidráulica, gás natural, carvão mineral, derivados do petróleo, energia nuclear)
- Redução de emissões de gases que geram o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2)
- Redução de cerca de 90% nas contas de energia elétrica
- Pode ser instalado em casas, comércios e indústrias
- Instalação pode ser feita em telhados, fachadas, no solo e na água
- PayBack de 5 anos (tempo para o investimento retornar na forma de economia na conta de luz)
- Baixa manutenção (basicamente limpeza em período de tempo seco, sendo duas ou três vezes ao ano)
- O número de módulos instalados varia conforme o tamanho do empreendimento, que pode ser uma padaria, pousada, academia ou mesmo indústrias de grande porte, por exemplo
- Equipamentos de ponta têm vida útil de 25 anos
- Geração de emprego e renda (expectativa de geração de 120 mil vagas em 2020, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR)
Projeto com 648 módulos instalado pela Quantum Engenharia na indústria Pontal Têxtil, de Guabiruba (SC) | Foto Divulgação