Mapfre explica como superar o período de quarentena de forma saudável

Estabelecer uma rotina de atividades é fundamental para manter o corpo e a mente sãos. Aproveite para realizar aqueles planos que estavam na gaveta há muito tempo


O distanciamento social impôs mudanças imediatas na rotina de todos, causando um clima de incertezas e ansiedade. E para contribuir no enfrentamento ao cenário atual, o time de Recursos Humanos e Assistência Social da Mapfre dá algumas dicas para se reorganizar e manter a saúde física e emocional dentro de casa nessa fase difícil. Afinal de contas, é importante estar bem para seguir em frente.

Defina uma rotina

Rotina estruturada é a chave para que as atividades profissionais não entrem em conflito com os afazeres domésticos. Para isso, separe um cantinho em que consiga se concentrar melhor, estabeleça seus horários e procure obedecê-los.

Manter-se produtivo de alguma forma sempre ajuda a elevar a motivação e a autoestima.

Crie atividades para as crianças

As crianças precisam entender porque não podem ir à escola, sair para brincar com amigos ou passear, neste momento. Utilize uma linguagem adequada à idade para explicar a situação.

Aproveite essa oportunidade para atividades e jogos em família, sem esquecer das eventuais tarefas que algumas escolas estão enviando para realização em casa.

Pratique exercícios físicos

Tudo bem se mesmo antes do distanciamento social você já vinha passando longe da academia. Essa é a chance de começar aos poucos, a praticar exercícios de graça e manter-se em movimento!

Muitos profissionais de educação física e empresas sérias disponibilizam aulas gratuitas online, mas lembre-se sempre de respeitar seus limites e buscar movimentos de acordo com o seu condicionamento físico.

Cuide da sua saúde mental

Notícia demais também faz mal. Evite assistir ou ler tudo o que chega de informação a respeito da pandemia. Muitos links compartilhados, principalmente por redes sociais, são de notícias falsas e/ou de caráter muito alarmista, o que causa ainda mais ansiedade e tristeza.

Se você gosta de acompanhar o noticiário, escolha um período do dia para se atualizar, escolha veículos sérios de comunicação e se comprometa a buscar uma boa notícia para cada manchete ruim.

Experimente novas coisas

É a hora de experimentar novos hobbies. Talvez você descubra prazer em atividades que antes não tinha condições de se dedicar, como a gastronomia, artesanato ou até mesmo cursos de instrumentos musicais e idiomas online que existem na internet (alguns sem custos).

Abuse da tecnologia

Esse é um período sensível para todos e as mensagens, ligações e chamadas de vídeo serão essenciais para manter o contato com quem gostamos. Por isso, use essas tecnologias com os amigos, familiares e equipes de trabalho para fugir da solidão.

Se precisar de ajuda, puxe um papo com quem você confia e não tenha vergonha de pedir auxílio. Há também muitas clínicas oferecendo atendimento remoto para momentos de maior angústia.

Se alimente bem

Cuidado para a ansiedade não levar ao descontrole na alimentação, seja pela falta ou pelo excesso de comida. Para evitar colocar sua saúde e de sua família em risco, estabeleça uma rotina também às refeições, programando os horários, privilegiando alimentos ricos em nutrientes e sem se esquecer de beber bastante água ao longo dos dias.

Não se cobre tanto em relação à dieta. Se possível, escolha um dia para comer aquele prato que mais gosta, ajudando ainda o seu restaurante favorito a enfrentar esta época. Se ficar em dúvida, procure um o auxílio de um profissional adequado que possa atender online.