As 6 etapas do processo de inovação tecnológica

Descubra os processos de uma inovação tecnológica

Você já parou para pensar de onde vem a inovação tecnológica? Afinal, desde a chegada das revoluções industriais, cada vez mais é visível a automatização nos processos e melhoria contínua de produtos e serviços.

Imagine, por exemplo, como era o processo de fabricação de rachador de lenha há alguns anos atrás.

Provavelmente, as atividades operacionais envolviam muita mão-de-obra e um alto custo para pouca produção.

No entanto, hoje em dia, não só apenas para este produto, mas para uma diversidade de itens, a inovação tecnológica proporcionou a otimização dos processos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Hoje em dia, além da mão-de-obra ser mais reduzida para a fabricação de novos produtos, muitos especialistas já afirmam que a inovação acontecerá com ainda mais frequência.

Mas, como é exatamente o processo de inovação tecnológica? Como os produtos tecnológicos são tão assertivos e conseguem impactar o mundo?

Buscando responder estas perguntas, nós elaboramos este post para te mostrar as principais etapas do desenvolvimento de uma inovação tecnológica. Continue nos acompanhando para saber mais! Vamos a leitura?

1. Inteligência de mercado

A primeira etapa da inovação tecnológica é a reunião de uma equipe responsável por acompanhar quais são as tendências do mercado, além de analisar os indicadores e identificar as melhores oportunidades.

Afinal, a inovação tecnológica está diretamente ligada às necessidades dos clientes. Por exemplo, a demora no atendimento e o deslocamento foram necessidades para que empresas criassem aplicativos otimizados, como no caso do Uber ou Ifood, por exemplo.

2. Análise de viabilidade

Após reunir as informações, tendências e oportunidades, é necessário analisar a viabilidade de um possível projeto. Nesta etapa, a equipe saberá se o esforço para a criação de um novo produto realmente valerá a pena.

Lembre-se que, mesmo que uma oportunidade pareça ser boa, ela deve ser analisada dentro do setor de atuação da empresa.

Se uma empresa de locação de tendas descobrir uma nova oportunidade viável na área de medicina, ela poderá não ter tanto retorno, já que o seu público não possui necessidades.

3. Prototipagem de um novo produto

O próximo passo é prototipar o novo produto e testá-lo com o mercado. Esse teste é essencial para a empresa ter mais clareza sobre a aceitação do público com a inovação tecnológica e também para minimizar qualquer tipo de prejuízo futuro.

4. Engenharia

Após o mercado ter aprovado o novo protótipo, a parte da engenharia na inovação tecnológica se baseia no planejamento para a fabricação em massa desse produto.

Nesta etapa, a equipe busca fornecedores, vendedores, regiões para vender, processos de pré e pós-venda, entre outros.

5. Vendas, entregas e marketing

Agora que tudo já está planejado, as estratégias de marketing para alavancar as vendas do produto começam.

Normalmente, cada estratégia de marketing já está planejada na etapa de engenharia, e por essa razão, aqui é onde elas irão ser aplicadas no mercado. A parte vendas e marketing é importante para que a empresa saiba se o produto realmente está sendo positivo para o mercado.

6. Melhoria contínua

Por fim, para trazer ainda mais valor e para continuar suprindo as necessidades do mercado, o produto sempre passa por manutenções e avaliações constantes, buscando ser otimizado e melhorado.

Muito dos produtos que usamos ou consumimos passam por melhorias contínuas. Além disso, empresas de diversos setores, como as que fabricam seringa de insulina, por exemplo, também precisam inovar e se destacar a todo instante.

Agora que você já sabe como acontece uma inovação tecnológica, o que acha de aderir a essa ideia tecnológica? Gostou do post?

*Este artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.