Safeway inclui seguro cibernético em seu portfólio

Safeway inclui seguro cibernético em seu portfólio

Parceria com a AIG Seguros cobre gastos com respostas a incidentes e de responsabilidade civil

A Safeway, consultoria especializada em Segurança da Informação, Riscos e Cibersegurança, e a AIG Seguros acabam de fechar uma parceria para a oferta de um seguro cibernético ao mercado brasileiro. O Seguro Cyber passa a integrar o portfólio de soluções da Safeway, oferecendo coberturas de resposta a incidentes e coberturas de responsabilidade civil.

De acordo com Ramon Ito, sócio e responsável pela área de Privacidade da Safeway, a oferta atende a uma demanda que tende a crescer com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). “As empresas que cometerem infrações às normas previstas na Lei, estão sujeitas a sanções administrativas aplicáveis pela autoridade nacional, ministério público ou qualquer órgão regulamentador”, lembra.

Isso tem levado muitas companhias a correrem contra o tempo no processo adequação à LGPD. “Muitas ainda não sabem que podem contar com uma modalidade de seguro que pode trazer um complemento a governança de segurança da informação e cibernética para a operação e já está totalmente adaptado à LGPD, cobrindo inclusive as multas”, diz.

O Cyber Seguro oferecido pelas duas companhias conta com dois grandes grupos de coberturas. O primeiro cobre respostas a incidentes, o que inclui os prejuízos que a empresa segurada possa ter com serviços de perícia forense digital, custos com restauração e recuperação de dados, custos de restituição de imagem pessoal e da sociedade, gastos de notificação e monitoramento e lucros cessantes por interrupção de rede, entre outros.

O seguro também cobre os chamados gastos de responsabilidade civil, que abrangem os prejuízos causados a terceiros por um incidente coberto pelo seguro. Segundo Victor Perego, responsável pela área de cibersegurança da AIG Seguros, neste segundo grupo estão multas, indenizações e custos de defesas. “Nestes casos, o seguro cobriria os prejuízos causados a terceiros por um vazamento de dados ou uma multa imposta pelo órgão regulador”, explica.

No caso do cumprimento à LGPD, Perego lembra que o seguro cobre boa parte das penalidades que uma empresa pode sofrer em virtude dos eventos previstos na Lei. “O seguro é uma ferramenta adicional de gestão de risco”, defende. Ele explica que o valor do seguro vai variar de acordo com o potencial de risco cibernético de cada empresa. Para modelar este risco, a AIG conta com uma solução que aponta indicadores objetivos sobre ele.

“As respostas da companhia ao questionário do seguro são ponderadas, ajudando a validar pontos como exposição, ameaças e análise de impacto sobre as tecnologias de segurança utilizadas pela empresa”, explica, lembrando que, com isso, é possível mensurar o nível de risco da empresa, saindo do abstrato e acompanhando a evolução dos indicadores de risco de forma mensurável.

O Seguro Cyber já está disponível aos clientes da Safeway. “Nossa abordagem é capaz de atender empresas de qualquer porte independente do ramo de atuação com a oferta de serviços e soluções para adequação e, agora, também do seguro, cobrindo boa parte dos riscos que estas empresas possam ter”, afirma Ito.