Em ano marcado pela pandemia de Covid-19, companhia demonstra enorme resiliência e a força de seu relacionamento com Corretores e Assessorias
Diante da maior crise humanitária dos últimos cem anos, a Tokio Marine, uma das maiores Seguradoras do País, deu uma enorme demonstração de resiliência, excelência operacional e força do seu relacionamento com mais de 33 mil Corretores e Assessorias, atingindo um crescimento de 12,6% em Prêmios Emitidos em 2020 em relação ao ano anterior. Além do resultado de dois dígitos, a Companhia registrou um Índice Combinado de 89,3%. No geral, foi o melhor desempenho da Tokio Marine em 61 anos de História no Brasil.
“Em um ano no qual a nossa grande prioridade foi, em primeiro lugar, preservar a saúde de nossos Colaboradores e Parceiros de Negócios, conseguimos manter a qualidade e a excelência dos serviços prestados aos nossos Clientes. Atribuímos essa excelente performance a uma infraestrutura bastante robusta de TI, que nos permitiu trabalhar de forma remota sem impactos à operação, e à grande motivação do time de 2,1 mil Colaboradores, a quem agradeço muito pela enorme dedicação e empenho no atingimento das metas da Companhia, mesmo em um cenário tão cheio de incertezas”, afirma José Adalberto Ferrara, Presidente da Tokio Marine.
Entre os produtos Massificados, o destaque foi o crescimento expressivo do Seguro de Vida Individual, devido à maior conscientização a respeito da importância da proteção para as famílias. Ainda tiveram bons desempenhos os segmentos de Fiança Locatícia, Condomínio e Residencial. No Automóvel, carteira bastante atingida pelos impactos da pandemia, a Tokio Marine manteve a estabilidade nos negócios e ultrapassou a marca de 2 milhões de veículos segurados, um aumento de 11% em relação a 2019. Hoje, detém a terceira maior frota segurada do mercado nacional.
Já na Carteira de Produtos Pessoa Jurídica, a Tokio Marine registrou a marca histórica de R$ 2 bilhões em Prêmios Emitidos em 2020 O resultado, o mais expressivo já alcançado pela Companhia, demonstra, entre outros fatores, a autonomia de gestão local da Seguradora, mesmo fazendo parte de um Grupo internacional; a estabilidade de preço e a disponibilidade de buscar soluções para as demandas dos Corretores e dos Clientes. Os destaques em desempenhos de produtos foram Riscos de Engenharia; D&O; Riscos Financeiros Total; E&O; Riscos Nomeados e Rural Total.
“Para 2021, as perspectivas são de um cenário marcado ainda por baixa taxa de juros, câmbio alto e recuperação do Produto Interno Bruto. Não há dúvida de que os efeitos da pandemia na economia ainda estarão bastante evidentes e será necessário um grande esforço, tanto das empresas quanto do governo, para superarmos o desafio do crescimento econômico. Quanto ao mercado de seguros especificamente, sou otimista sobre como podemos contribuir para essa recuperação, voltando a crescer dois dígitos em 2021”, argumenta José Adalberto Ferrara.
O executivo acredita que um fator primordial para que isso ocorra é o notório crescimento da conscientização do Corretor quanto à necessidade de diversificação de suas carteiras e o uso cada vez mais frequentes dos canais digitais disponibilizados pelas Seguradoras. “A crise sanitária impulsionou a implementação de soluções e serviços digitais, e precisamos estar cada vez mais atentos às necessidades dos Clientes”, finaliza o Presidente da Tokio Marine.