Meta da Mapfre é ter 45% dos cargos de liderança ocupados por mulheres em 2021

Meta da Mapfre é ter 45% dos cargos de liderança ocupados por mulheres em 2021

Como parte das ações para atingir esse objetivo, companhia inicia Programa voltado à formação de líderes femininas

Impulsionar a formação de líderes mulheres na companhia. Esse foi o objetivo da MAPFRE Brasil ao iniciar o 1º Programa de Liderança Feminina, um curso composto por seis módulos com temas que vão da jornada de desenvolvimento até conexões estratégicas e liderança em rede.

O Programa faz parte do compromisso global da empresa em assegurar que 45% das vagas em postos de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. “Assinamos um pacto com a ONU Mulheres e percebemos que era necessário trabalhar a transformação da mulher e ouvi-la ainda mais, apoiando sua trajetória em direção aos postos de alta liderança”, conta Rosângela Paula dos Santos, superintendente de Talentos da MAPFRE Brasil.

Outra iniciativa focada na equidade é a Comissão de Gênero, que conta com a presença do CEO, do Diretor de RH e de executivas das mais diversas áreas da companhia. “A Comissão de Gênero é responsável por analisar, criticar e aprovar as propostas sugeridas bem como ser a guardiã da cultura de equidade de gênero na empresa”, explica Simone Negrão, Diretora Jurídica e de Governança que lidera a Comissão de Gênero da MAPFRE. A executiva conta que a proposta da formação em liderança é resultado das discussões realizadas na Comissão. “Percebemos que precisávamos preparar as mulheres para ocupar cargos de gerência e diretoria, construindo os alicerces para fortalecê-las”, afirma.

Atualmente, as mulheres representam mais de 60% dos colaboradores e as ações voltadas ao público feminino estão alinhadas ao compromisso mundial da empresa com o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (Igualdade de oportunidades), que visa a alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.