BenCorp promove diversidade, inclusão e combate ao preconceito

BenCorp promove diversidade, inclusão e combate ao preconceito

Objetivo das estratégias de inclusão é fazer com que todos se sintam aceitos e à vontade, prontos para compartilhar suas opiniões e pensamentos

Diversidade caracteriza tudo o que é diverso, que tem multiplicidade, ou seja, representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. A BenCorp, consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional desde 2008, defende: menos discursos e mais pertencimento.

No contexto social, a diversidade é a convivência de indivíduos diferentes em relação à orientação sexual, gênero, cultura, etnia, biológica, etc. Pertencer a um lugar significa ter uma conexão com um grupo de pessoas ou com uma organização, que faz com que você sinta que pode ser você mesmo e mostrar tudo aquilo que está em sua alma, mostrar a sua personalidade e tudo aquilo você é.

Estimular o pertencimento leva um tempo e nem sempre o processo é linear. Agora, é necessário concentrar-se na diversidade e criar uma cultura inclusiva para que se possa chegar a esse pertencimento.

“Inclusão é um esforço e práticas organizacionais em que diferentes grupos ou indivíduos com origens diferentes são culturalmente e socialmente aceitos e bem-vindos, e tratados com igualdade”, afirma César Ciongoli, CEO da BenCorp.

É fácil falar de diversidade e inclusão sem falar de equidade, ou seja, reconhecer que nem todos tem o mesmo pensamento. Em outras palavras, às vezes não podemos dizer que todo mundo tem a mesma oportunidade. Ações precisam ser tomadas para facilitar isso na prática e reparar injustiças históricas.

O objetivo das estratégias de inclusão é fazer com que todos se sintam aceitos e à vontade, prontos para compartilhar suas opiniões e pensamentos sem ficar com medo, removendo as barreiras que possam existir por causa de discriminações e intolerância.

Ambiente Corporativo

“É urgente a conscientização para o tema diversidade e inclusão. Na prática essa conscientização ainda passa por um trabalho de convencimento de suma importância no mercado de trabalho como um todo.

Está cada vez mais claro que esta pauta depende de atitudes conscientes e disposição para que o discurso, cada dia mais intensificado, seja praticado.”

Um ambiente de trabalho harmonioso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E toda empresa, assim como a BenCorp, tem pessoas de diversas origens sociais, raciais e culturais.

A discriminação no mundo corporativo acontece quando há distinção no tratamento ou nas oportunidades dadas a um colaborador por motivos não relacionados ao desempenho profissional.

Embora essa situação venha sendo cada vez mais trabalhada e evitada dentro das empresas, muitos líderes se veem diante de uma questão complexa: como agir diante de uma postura discriminatória?

Em qualquer ambiente, a melhor estratégia é manter sempre um comportamento de respeito. E respeito é coisa que se aprende — estamos em constante evolução e todos os dias desenvolvemos novos meios para lidar com antigas situações.

O ambiente de trabalho também pode ensinar, mas cabe a todos compreenderem melhor as pessoas e as várias ideias ao seu redor.

A importância da inclusão vai muito além do Mês do Orgulho, assim como a luta pelo respeito, pela diversidade e o combate ao preconceito. Na BenCorp, as oportunidades são para todas as pessoas. Acreditamos que um dos caminhos, e desafios, é a conscientização, por isso, é de extrema importância que tenhamos um posicionamento firme e contrário a condutas discriminatórias, que são contrárias aos valores da organização.