Parceria revolucionou o modelo de negócios da seguradora e sua capacidade de gerar resultados
A TransUnion, companhia global de soluções de informação, ofereceu um novo cenário para expansão dos negócios da BMG Seguros, empresa especializada em seguro garantia e seguros de ramos elementares (P&C), que busca expandir seu portfólio e atingir um novo mercado, e, consequentemente, aumentar as vendas. Após um processo de digitalização por meio da adoção de ferramentas da TransUnion, a empresa obteve sólido crescimento de vendas, graças a um novo produto, o Seguro Garantia – produto voltado ao varejo, que foi responsável por ótimos resultados: a BMG emitiu 5 vezes mais apólices em 2020 do que nos anos anteriores.
Para ampliar seus negócios, a BMG Seguros precisava de agilidade e informações indispensáveis para a tomada de decisão em crédito e risco. “Queriamos seguir um modelo de pulverização de risco e digitalização da plataforma. Após conversarmos com algumas empresas, entendemos que a TransUnion era o player mais adequado à nossa necessidade. Discutimos o modelo de negócio para identificar junto à TransUnion a solução mais pertinente ao desafio que enfrentávamos e optamos por iniciar com a adoção do Crivo”, conta Sydney Rodrigues, superintendente de tecnologia da BMG.
A plataforma de decisão da TransUnion facilita o acesso a mais de 600 fontes de informações públicas e privadas para automatizar processos. “O nosso fluxo de vendas online de seguros, especialmente na modalidade de seguro garantia, que é o core business da BMG hoje, funciona por meio da solução Crivo como um motor de crédito e poder decisório, que automatiza toda a nossa cadeia de digitalização de seguros na web”, explica Rodrigues.
“Esta ferramenta influenciou decisivamente nos resultados da BMG Seguros. Tivemos essa ideia de entrar em um mercado um pouco mais massificado e antes tínhamos uma atuação muito mais personalizada. Para este modelo pulverizado, precisávamos de automação. Dentro dessa cadeia produtiva entendemos que, quanto à decisão do crédito, era imprescindível um player forte, com conhecimento muito profundo no assunto e que tivesse uma capilaridade de conexões com várias bases do mercado”, destaca.
No início, o desafio era sincronizar com esse novo nicho e disponibilizar emissões de apólice para o cliente final. E as soluções da TransUnion, com destaque para as plataformas e bases de dados, proporcionam uma nova compreensão do cliente.
“A solução da TransUnion é uma plataforma fortíssima para decisões em concessão de crédito e análise de risco”, afirmou Rodrigues. Além disso, a BMG Seguros também agregou outras ferramentas aos seus negócios. Uma delas ajuda a aumentar a eficiência na força de trabalho, automatizando processos e promovendo redução de custos e obtenção de resultados crescentes. A outra ferramenta adotada foi uma plataforma de consulta, que fornece informações rápidas de pessoas ou empresas para a tomada de decisão. Um dos pontos fortes da solução é a agilidade na aprovação de propostas, o que aumenta a produtividade e proporciona segurança nas operações de validação de identidade e processos antifraude.
Insights para descobrir oportunidades na crise e aumento de vendas
Para oferecer novas compreensões, a TransUnion fez um levantamento e identificou as principais tendências no mercado de seguros dos EUA e isto influenciou positivamente nas soluções aplicadas ao mercado brasileiro. “As tendências e insights revelados por esta pesquisa conduzida pela TransUnion no mercado norte-americano são muito relevantes e de interesse da nossa audiência em seguros no Brasil, pois levantam questões importantes e que se aplicam também ao contexto nacional, tais como distribuição por canais digitais e estresse financeiro causado pela queda de renda durante a pandemia”, avalia Rafael Quintana, Head de Seguros da TransUnion Brasil.
Durante o isolamento social devido à COVID-19 os desafios aumentaram e a relação da BMG Seguros com a TransUnion se fortaleceu. A empresa enfrentou situações difíceis e viu a necessidade de fazer reajustes e modificações emergenciais que pudessem ajudar a trazer resultados positivos.
Ao aplicar as novas diretrizes para vender seus produtos, a BMG Seguros ampliou suas perspectivas. A empresa concebeu a ideia de ir para um mercado mais pulverizado, no caso, o mercado de varejo, levando um dos seus produtos de destaque que é o Seguro Garantia. Este seguro oferece ao cliente da BMG a proteção de um eventual prejuízo causado por um descumprimento de contrato e a segurança em processos judiciais e licitações. Dessa forma, garante prazos, valores e outras obrigações contratuais.
Como efeito desse crescimento, a BMG Seguros avalia que a experiência com a TransUnion trouxe uma nova forma de ver seus atuais clientes e de buscar novos consumidores. Isso impactou de forma decisiva e a empresa se posiciona com o propósito de transformar esse mercado de venda de seguros, especialmente no que diz respeito às visões conservadoras, que na verdade engessavam os produtos e os resultados.
A implantação das soluções da TransUnion gerou um balanço acima da média. O superintendente de tecnologia da BMG Seguros destacou o crescimento exponencial do número de emissões de apólices. Até meados de 2019 a empresa emitia uma média de 3.000 a 4.000 apólices por ano. Em 2020, chegou ao recorde de 20 mil apólices e isso só foi possível devido à digitalização dos processos.
Metas para 2021
Apostando na tendência de crescimento, o superintendente de tecnologia da BMG Seguros falou das expectativas para 2021. Segundo Sydney Rodrigues, uma das metas é lançar novos produtos tirando proveito da transformação digital, conectar com parceiros e tornar a empresa referência no mercado de seguros. Ele ressalta que o crescimento nos resultados só foi possível com as soluções oferecidas pela TransUnion. “Não teríamos essa capacidade de crescimento se não tivéssemos adotado ferramentas de automatização, como as da TransUnion. Mesmo que a empresa contratasse mais pessoas seria inviável”, destacou. Essa experiência de relação com a TransUnion proporcionou à BMG Seguros novas iniciativas e aberturas para mudanças. E agora se preparam para o que virá após o isolamento. “As empresas precisam se transformar porque o mercado pós pandemia será totalmente diferente e desafiador”, completa Rodrigues.