Congresso Potencialize debate sobre os desafios de 2022

Promovido pela MAG Seguros, evento aconteceu de forma remota na última sexta-feira, 14

EXCLUSIVO – Aconteceu nesta sexta-feira, 14, o Congresso Potencialize, promovido pela MAG Seguros. O evento foi realizado de forma online, em plataforma desenvolvida pela Companhia. A Patrícia Campos, apresentou o evento e os palestrantes, auxiliando na mediação. Entre os palestrantes estavam Eduardo Gianetti – Economista e Professor da USP e Insper, Dra. Margareth Dalcomo, Médica Infectologista e Pesquisadora da Fiocruz, Eszylfie Taylor (palestrante internacional e corretor MDRT), Nilton Molina falou sobre o lançamento do seu livro “O Vendedor de Futuros”, Lenny Kyrillos, Fonoaudióloga e Preparadora Vocal Da Tv Globo, André Siqueira, Professor, Especialista em Marketing Digital e Eleito Na Lista Forbes Under30.

Na abertura foi anunciado a saída do Osmar Navarini como diretor comercial e marketing, ele irá ocupar uma vaga no Conselho Consultivo da MAG Seguros. Nuno David assume o cargo e passa a responder pelo setor, com o apoio de Navarini por enquanto.

Economia nacional e eleições

O economista Eduardo Gianetti falou sobre o atual cenário econômico e o que esperar do futuro com talvez um novo governo. Gianetti diz que o primeiro ano do próximo mandato será decisivo para fazer movimentos que melhorem a economia do país. Ele ressaltou o aumento do endividamento das famílias, e que para os pós pandemia é preciso estar atento para que esses números não cresçam mais.

Ele faz a analogia da economia com um paciente que entrou na UTI, em que passou por todas as dificuldades até sair do momento crítico. O economista ainda disse que após toda a crise há mudanças no comportamento humano, relembrando o caso da Gripe Espanhola, que após o decreto do fim foi realizado um grande carnaval onde as pessoas extravasam seus sentimentos retidos pela pandemia.

Gianetti opinou ainda que o ano de 2022 será de grandes emoções na questão econômica, com grande volatilidade, incertezas do ponto de vista fiscal e as disputas das eleições, que prometem ser muito acirradas, segundo ele.

 

Pandemia e Vacinas

A Dra. Margareth Dalcomo deu uma verdadeira aula sobre a pandemia. A pesquisadora disse que após todas as pandemias houve um acontecimento no pós. E que o covid-19 poderia ser, talvez, a última chance do homem (ser humano) sair disso um pouco melhor, no sentido de olhar mais o outro. Ela ainda alertou que o ser humano pode “desaparecer” por uma epidemia. “Se continuarmos tratando a Amazônia como tratamos teremos lá a nova pandemia”, explicou.

Ela ainda disse que o tempo recorde em termos vacinas para o covid-19 foi o alto investimento feito na ciência, principalmente pelos Estados Unidos. Os laboratórios da Pfizer, por exemplo, eram pequenos, e hoje se tornaram uma potência de estudos, segundo a Dra. Margareth.

Sobre a nova variante ter menos impacto que as anteriores, Dra. Margareth disse que é graças à vacina e, que já está em pesquisa e desenvolvimento um tratamento precoce eficaz para o coronavírus. “As viroses respiratórias, o Sars-Cov-2 não vai sumir das nossas vidas. Precisamos ter vacinas, mas não devem ser perenes. Ter vacinas, tratamentos precoces em todos os casos confirmados, testagem em massa, defendo o auto teste, sobretudo que precisamos de investimento na ciência”, ressaltou.

 

Reposicionamento de vendas

O palestrante internacional Eszylfie Taylor contou um pouco da sua história e deu dicas aos corretores de como ter um negócio de sucesso. Em palestra motivacional, Taylor ressaltou que o cliente precisa mais do corretor do que o contrário, visto que quando há perda de patrimônio, quem perde é o cliente.

“O seguro de vida tem 100% de utilização, porque ninguém vai sair dessa vivo”, disse em tom de brincadeira. Ele disse que é preciso trabalhar e usar as tecnologias ao seu favor. “Antes eu gastava cerca de 1h e 30 minutos em uma reunião presencial, hoje pelo zoom gasto cerca de 30 minutos”.

Taylor ressaltou a importância de transmitir confiança ao cliente, criando relacionamentos e pedindo para que ele te indique para amigos e familiares. “Boca fechada não é alimentada”, disse. Ele ainda orientou sobre delegar tarefas para poder focar o tempo em fechar negócios e, assim, aumentar a renda. “Não tem elevador para o sucesso, é preciso subir de escada”.

 

“O vendedor de futuros”

Nilton diz que a inspiração para escrever o livro foi para compartilhar as histórias que ele viveu, contar ao mundo o que ele fez e deixar algo escrito para seus descendentes. “E gostaria de contar a história de um menino pobre, nunca miserável, que não fez faculdade e chegou aonde cheguei”, explicou.

Molina ainda disse que todas as crises acabam, está no DNA delas. “Tudo que eu vivi me trouxe uma certeza, o futuro é sempre muito melhor que o passado”, disse.

O poder de convencer pela fala

A fonoaudióloga e preparadora vocal da TV Globo, Lenny Kyrillos, palestrou no evento e deu algumas dicas de como se comunicar melhor com clientes e nas redes sociais.

Lenny disse que a comunicação é desafiadora porque temos que lidar com diferentes tipos de pessoas. Ela também ressaltou que temos dificuldade de lidar com as diferenças de opiniões e isso nos atrapalha.

Ela ainda explicou a importância de escutar o outro, de demonstrar interesse no que as pessoas nos falam, da consideração que vamos fazer daquele que temos diante de nós.

 

Marketing Digital e a Jornada do Cliente

O professor e especialista em marketing digital, André Siqueira, falou sobre sua trajetória à frente da RD Station, que tinha um faturamento anual acima de R$ 200 milhões, e foi adquirida pela TOTVS por R$ 2 bilhões.

Siqueira acredita que os encontros presenciais não deixaram de existir, mas que o digital está tomando conta de todos os setores. Ele disse que precisamos mudar nossa forma de comunicar, e trazer caminhos que antes não tínhamos. “O digital exige mais cérebro do que dinheiro”, explicou.

Ele deu três dicas para alavancar os negócios digitais:

  1. Seus clientes são pessoas. Conhecer o cliente é o ponto mais importante. Estude seus clientes;
  2. Entender os papéis de cada ação: ele fez referência ao time de futebol, onde todas as áreas do campo têm que estar cobertas para que não haja falhas, assim como todo o time tem que jogar junto;
  3. O funil não fica só em vendas: o pós venda é importante para manter esse relacionamento com o cliente. Ele orientou a mudar a palavra venda para ajudar.

Siqueira ainda falou sobre o funil de vendas, em entregar conteúdo de acordo com a necessidade do cliente. Um cliente que procura o produto uma vez, não necessariamente vai comprar logo de primeira. Por isso é necessário criar um relacionamento com esse cliente.

“Ninguém gosta de quem vende o tempo inteiro, se não o shop time era campeão em audiência”, ressaltou o especialista.