Coberturas e assistências auxiliam consumidores em situações de sinistros causados por intempéries da natureza
Os estragos das tempestades de verão estão cada vez mais evidentes e mais frequentes e o impacto é percebido também pelo mercado segurador. A Bradesco Seguros, especializada na operação de seguros de Automóvel e Ramos Elementares – Residencial, Empresarial e Equipamentos -, oferece coberturas e assistências que auxiliam consumidores em situações sinistros causados por fenômenos da natureza.
O segurado do produto automóvel tem garantia plena em casos de intempéries, como chuva, vento ou queda de árvore sobre o veículo. Isso está no pacote básico de coberturas. Já nos segmentos Residencial, Empresarial e Equipamentos, a cobertura básica inclui proteção contra incêndio, queda de raio e explosão. No entanto, é possível proteger a residência de outros riscos (com coberturas contratas conforme a necessidade de cada cliente), entre eles, desmoronamento, vendaval, furacão, ciclone, chuva de granizo, alagamento e inundação, danos elétricos e outros serviços. Apesar da frequência ser menor, se comparada a de sinistros de automóveis, as consequências de uma inundação em casa ou comércio de rua são, muitas vezes, bem mais severas, podendo ocasionar em ‘perda total´ tanto para a estrutura do imóvel quanto os bens internos.
É importante frisar, que ao contratar um seguro, o cliente deve apresentar ao corretor quais são as suas reais necessidades para aquela proteção. “Na hora de contratar, devem-se observar as particularidades de cada família. Desde vendavais e enchentes — mais frequentes nas regiões Sul e Sudeste do país — até eventos mais corriqueiros, mas não menos úteis, como danos elétricos, moradia temporária e danos a terceiros. O gasto com recuperação ou limpeza de um imóvel destruído é alto para quem não tem seguro. E pensar que, geralmente, o seguro representa apenas 0,1% ou 0,2% do valor do imóvel”, destaca Rodrigo Herzog, superintendente executivo de sinistros da seguradora.
O executivo afirma que, entre os clientes de seguros de automóveis, há uma frequência 20 vezes maior de avisos de sinistro de alagamento e inundação entre nos meses de janeiro e abril, na comparação com outros períodos do ano. Já entre os clientes de seguro residencial, há uma frequência maior de avisos de sinistros de vendavais nesse mesmo período, com crescimento de até 10 vezes na comparação com outros meses.