Companhias criam ações de atendimento ativo para atender os segurados da região
Na última terça-feira, 15, o mundo acompanhou o desastre em Petrópolis, no Rio de Janeiro. As fortes chuvas causaram deslizamentos e alagamentos em toda a cidade. Até o momento, 120 pessoas morreram e cerca de 130 ainda estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil estadual. Um mutirão foi montado no Cemitério Municipal de Petrópolis para a abertura de mais covas para receber as vítimas da chuva.
O presidente Jair Bolsonaro deve visitar a cidade nesta sexta-feira, 18. O presidente estava em viagem ao exterior, mas ordenou assistência imediata e repasse de recursos federais ao município. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que visitou Petrópolis na manhã da última quinta-feira, 17, disse que recebeu a orientação.
“O presidente Bolsonaro falou comigo. Pediu que eu estivesse aqui, em Petrópolis, para prestar toda assistência à população, e o que o ministério pudesse fazer alocação imediata de recursos. Isso foi feito”, disse o ministro, após a reunião com o prefeito Rubens Bomtempo e com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, na sede da prefeitura.
Segundo Queiroga, os recursos virão de imediato, por meio de orçamento interno do próprio ministério, por intermédio de liberação das secretarias subordinadas.
Atendimento emergencial das seguradoras
Liberty Seguros
A Liberty Seguros implementou uma força-tarefa para prestar o auxílio necessário para a população, além de ajudar e apoiar corretores e clientes envolvidos no desastre. A seguradora diz que tem uma grande frota de veículos na região e que a prioridade é tentar retirá-los para facilitar o trabalho dos bombeiros. A companhia tem trabalhado com o prestador parceiro local e enviou reforços da capital para ajudar nos serviços.
Além disso, a Liberty também disponibilizou um atendimento ativo para abertura de sinistros e uma base de prestadores para qualquer emergência ou necessidade. A equipe de sinistros auto da seguradora está em campo para iniciar o processo de atendimento e definição do tipo de perda dos sinistros.
Allianz Seguros
A Allianz está disponibilizando uma estrutura de atendimento especial para a região. A seguradora está garantindo uma Central 24h com atendimento diferenciado para a região. Encaminhou um colaborador para apoiar na logística de assistência; enviou peritos próprios para os pátios onde os veículos sinistrados estão sendo direcionados.
Além disso, agilizará a análise e pagamento de sinistros de forma remota com analistas dedicados, os quais também estão entrando em contato prontamente com os clientes para abertura do sinistro. Destinou uma frota de guinchos exclusiva para região e institui um fluxo especial de comunicação entre a área de análise e a equipe Comercial para atendimento de corretores.
Mapfre
A Mapfre ativou um plano emergencial para atender os clientes afetados. Até o momento, a companhia registrou 36 avisos de sinistros e 80 acionamentos de assistência. O plano de contingência conta com o monitoramento em tempo real dos prestadores de serviço. Outra ação realizada pela empresa foi o acionamento preventivo dos prestadores de serviço das cidades próximas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes.
Ciclic
Com o intuito de criar mais um caminho para facilitar doações que auxiliem a população, a Ciclic se uniu com a fintech Polen, que conecta empresas e instituições filantrópicas. A partir desta sexta-feira, 18, ao finalizar a compra de alguns seguros e serviços no site da Ciclic: www.ciclic.com.br, o cliente pode escolher, entre as causas sociais apoiadas, a opção SOS Petrópolis para a empresa destinar parte do valor. Todo o processo é auditado pelo Polen.
“Mantemos o olhar atento para o presente e acompanhamos as reais necessidades das pessoas para que possamos estender a nossa rede de proteção para quem mais precisa. Mais uma vez, agimos rápido e nos unimos ao Polen para ajudar a população de Petrópolis por meio de uma ação solidária que descomplica e automatiza o processo de doação em nosso site”, afirma Gustavo Zobaran, Diretor Executivo da Ciclic.
Tokio Marine
A Tokio Marine também reforçou a equipe de prestadores de serviços de assistência na cidade e está fazendo a remoção imediata dos veículos atingidos. A companhia também deslocou peritos para Petrópolis, a fim de agilizar o processo de identificação e pagamento das indenizações. E, também realizou doações de seis mil litros de água potável.
Os veículos que tiveram alagamento completo estão sendo recolhidos diretamente e desde a última quinta-feira, 17, já começaram as aberturas de processos para a realização de indenização imediata. A Tokio Marine está com dois pátios de apoio na cidade e, organizando outros locais para comportar os veículos. E, há três caminhões da companhia prestando ajuda à cidade e na remoção de todos os veículos (segurado ou não).
Até o momento, já foram realizados 110 atendimentos, desde a terça-feira, 15.
*Com informações da Agência Brasil – EBC
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