Colocar o seu site nas primeiras posições do Google exige investimento, principalmente de tempo
A internet está se tornando um dos melhores canais de venda. Estar presente no universo online possibilita o crescimento da empresa e chegar a um público que antes estava distante.
Colocar seu site nas primeiras posições do Google trará mais visitantes e consequentemente as chances de vender um seguro aumentam. O problema é que a concorrência é grande.
Será preciso fazer um trabalho estratégico envolvendo SEO e marketing e outros recursos se quiser um bom posicionamento. Veja algumas dicas de como fazer isso.
1. Trabalhe as palavras-chave
Os motores de busca utilizam as palavras-chave para posicionar as páginas. É preciso usar de forma inteligente cada uma das expressões que serão trabalhadas.
Por isso, após definir sua persona identifique quais são os assuntos de maior interesse. Defina quais palavras-chave serão usadas com base em pesquisas feitas e demanda de conteúdo.
As use seguindo as técnicas de SEO sem repetições excessivas, com palavras semelhantes e posicionando estrategicamente no conteúdo.
Varie entre a longa tails e short tails, pois, isso aumenta as chances do site aparecer nos resultados.
2. Crie conteúdo inédito e atrativo
Ter conteúdo relevante é uma das coisas que vão colocar o seu site nas primeiras posições do Google. Busque por assuntos que estão em alta, mas nem todo mundo está escrevendo.
Por exemplo, um site que faz a cotação do seguro de carro, pode produzir conteúdos personalizados e que visam ajudar, tirar as dúvidas dos usuários e dar dicas.
Além disso, oferecer diferenciais, como a cotação de seguro para carros antigos, já que não são muitas as seguradoras que oferecem e isso ajuda muito a conquistar clientes específicos.
Entenda o que a pessoa pesquisa sobre o tema e trabalhe em cima disso. Ofereça dicas diversas também, como multas no trânsito, manutenção preventiva e outros assuntos do nicho de veículos.
O conteúdo deve ser inédito, sem cópias ou reproduções de outros sites. Isso gera plágio e faz com que o posicionamento despenque.
3. Links building devem ser usados
A linkagem dentro de uma página é muito importante. O primeiro ponto é que ela pode garantir tráfego orgânico sem necessidade de fazer muito investimento.
Usar links internos ajuda a manter a pessoa mais tempo no site, pois ela sai de uma página e vai para outra. Esse tempo contabilizado pode ajudar a colocar o seu site nas primeiras posições do Google.
Já os links internos funcionam como referência. Se direcionar para eles “demonstra uma parceria” ainda mais para um site de autoridade. O mesmo pode acontecer com os parceiros, eles colocam links do seu site e geram tráfego.
4. Aplique o SEO
Ter um conteúdo bem escrito é importante, mas ele precisa chamar a atenção dos leitores e dos buscadores. Para isso trabalhe a H1, H2 e H3 corretamente.
Use lista e bullets points que podem facilitar a leitura. Use a palavra-chave em uma quantidade de vezes razoável, de acordo com o tamanho do conteúdo. Prefira frases e parágrafos curtos e outros.
As técnicas de SEO acabam sendo aperfeiçoadas com o tempo, por isso, sempre esteja atento a novas possibilidades.
5. Tenha um site rápido
Ninguém gosta de esperar a página carregar e ficar enfrentando lentidão enquanto navega. Isso faz com que elas saiam do site ou não visualizem o tanto de página que estariam dispostas inicialmente.
Como esse ponto de lentidão afeta a experiência do usuário, também prejudica a exposição no Google.
Tenha um servidor que esteja operando na maior parte do tempo e que ofereça uma resposta rápida.
Por que colocar o seu site nas primeiras posições do Google?
Existe ainda quem se pergunte por que colocar o seu site nas primeiras posições do Google. A verdade é que as pessoas não costumam mais digitar os endereços do site que desejam acessar. Elas acessam o Google, digitam o nome da empresa e clicam no primeiro link.
Essa mesma lógica é usada para quando desejam saber sobre alguma coisa. Colocam a palavra ou a pergunta e clicam no que aparecer primeiro.
Quanto melhor posicionada a empresa estiver, maiores as chances de receber visitantes. Se a página estiver otimizada, oferecendo o que o usuário busca, as chances de fazer uma venda são grandes.
Pode ser que naquele momento o consumidor ainda não esteja pronto, mas ele poderá ser trabalhado. Passando pelo funil de vendas, o direcionamento levará ao fechamento do negócio.
Estar se posicionando no Google significa que a empresa está fazendo a coisa certa quando se trata de internet. E se pretende vender seguros, terá melhores chances que os concorrentes. Por isso, colocar o seu site nas primeiras posições do Google é essencial.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.