Seguro agrícola bate recorde; entenda por quê

Seguro agrícola bate recorde; entenda por quê

Ministério da Agricultura ajuda os produtores a contratarem um seguro

Sabemi

O seguro agrícola está em alta. De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2021, foram aplicados mais de R$ 1 bilhão em subvenção ao prêmio do seguro rural, com ajuda para a contratação de mais de 200 mil apólices. Com essas apólices, foram cobertos quase 15 milhões de hectares, que passaram a ser segurados.

Em valor, o crescimento foi de quase 35% a mais do que no ano anterior. Os produtores rurais procuram por proteção para lidar com problemas relativos ao clima, que influenciam na produção. Já no início de 2022 as seguradoras pagaram R$ 4,5 bilhões em indenizações para os segurados. A maioria dos casos é de sinistros nas lavouras de soja e milho.

O clima incerto acaba pesando na hora de contratar um seguro. Os produtores estão preferindo proteger a lavoura e ter a garantia que não terão grandes prejuízos, por conta de imprevistos que podem acontecer. Os problemas que podem acontecer são vários, como chuvas excessivas, queda de raios, trombas d’água, incêndios, ventos fortes, geadas ou secas.

Os produtores precisam estar cientes que podem contratar um seguro tanto como pessoa física ou jurídica. O Programa Seguro Rural, do Governo Federal, apoia os produtores rurais que precisam procurar uma corretora de seguros ou instituição financeira, com o intuito de formalizar uma proposta de seguro em uma das seguradoras credenciadas.

A seguradora precisa enviar a proposta para o Ministério da Agricultura. Após análise, eles divulgam os produtores contemplados com a subvenção federal. O Ministério da Agricultura ajuda com o pagamento de parte do seguro rural, que pode variar de 20% a 40%.

Para quem trabalha com seguros, é possível levar mais informação para os produtores. Assim, os produtores podem conseguir o auxílio do governo e fechar um seguro que os proteja de prejuízos. É preciso que os produtores estejam informados sobre as possibilidades de seguro.

Existem também outros seguros para trabalhadores, como o seguro de instrumentos tanto pequenos, como um paquímetro, quanto grandes máquinas industriais. O seguro de equipamentos oferece a segurança para quem os usa de maneira pessoal ou profissional. É possível optar por diferentes coberturas que se adequem às necessidades específicas.

A produção pode parar por diversos motivos que vão além do clima. Proteger as máquinas também pode ser importante para evitar prejuízos. Podem ocorrer problemas como danos físicos nos equipamentos, roubos, entre outros. Os produtores precisam ter acesso à informação e aos tipos de seguro que podem melhor se adequar ao seu caso.