O setor de seguros tem um papel fundamental na economia brasileira. Ele movimenta bilhões de reais e é responsável por salvaguardar operações e vidas, elementos importantes para girar a economia. Somente em 2022 essa indústria movimentou R$ 355 bilhões em prêmios diretos, segundo dados do estudo Tendências na Indústria de Seguros, da consultora Accenture. Com a relevância do setor, cada vez mais as inovações são necessárias, assim a tecnologia toma espaço, incluindo a utilização de inteligência artificial (IA).
Indústria de seguros
O setor de seguros no Brasil é impactado por muitos fatores econômicos e sociais, o que o torna vulnerável em épocas instáveis, o que aconteceu, por exemplo, durante a pandemia nos últimos anos. Em períodos de crise, essa indústria sofre com tendências de recessão, inflação, conflitos políticos, entre outros elementos. Com isso, apostar na inovação e na tecnologia é fundamental para manter o setor em evolução. Algumas tendências do setor já estão se destacando, mantendo operações de seguradoras e crescendo no mercado. Veja mais a seguir.
Tendências no setor de seguros
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Democratização dos produtos: seguros devem deixar de ser produtos elitizados, abrangendo perfis de diferentes classes.
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Políticas de ESG (environmental, social and governance): implantar processos sustentáveis na cadeia de uso e nos produtos de seguros solidifica negócios atualmente.
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Uso de inteligência artificial (IA): a IA tem sido uma tecnologia que amadurece e potencializa o setor.
Uso do ChatGPT
A inteligência artificial é uma oportunidade para potencializar diferentes frentes na indústria de seguros. Dentro dessa tecnologia, o uso do ChatGPT, inteligência artificial generativa que tem sido importante em outros setores, é uma ferramenta que contribui para o combate de fraudes, atendimento do cliente, facilitação e promoção de processos.
ChatGPT no combate a fraudes em seguros
A fraude em seguros ainda é algo recorrente no setor. Somente na América Latina, em 2022, houve uma perda de cerca de US$ 50 bilhões, segundo análise da Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides). Neste cenário, o ChatGPT contribui com processos de combate a fraudes. Essa IA pode analisar um grande volume de dados e com mais precisão que outros métodos de análise. Além do mais, ele identifica padrões e comportamentos, o que é utilizado para analisar atividades fraudulentas.
Alguns processos de combate a fraude que podem se beneficiar do ChatGPT são:
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Validação de identidade: verificar dados cadastrais e biométricos relacionados. Devido ao grande volume de dados de clientes e necessidade de acurácia, a IA pode ser mais efetiva que o trabalho humano na hora de ler as informações de clientes e detectar falsos dados.
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Detecção de sinistros forjados: é muito comum os segurados forjarem sinistros. Nisso, o ChatGPT pode analisar as informações do caso e comparar com dados de históricos reais e de fraudes. Essa comparação possibilita pontuar as chances de verdade ou falsidade da reivindicação do seguro.
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Identificação de sinistros exagerados: o aprendizado de máquina pode fazer uma análise preditiva e mapear informações comuns em casos de anomalias e fraudes. Com isso, quando um segurado exagera na apresentação do sinistro, é possível detectar esse tipo de fraude, que é bem comum no mercado.
ChatGPT em outras frentes
Além do combate a fraudes, o ChatGPT pode ajudar em outros processos da cadeia de seguros. A disciplina de análise e desenvolvimento de sistemas é beneficiada em empresas que atuam no setor, uma vez que a IA automatiza a análise de dados, como para solicitação de seguros e até mesmo validação de apólices.
O atendimento ao cliente também pode utilizar a ferramenta como maneira de personalizar atendimentos e dar celeridade à abertura de chamados, por exemplo. Assistentes virtuais são uma modalidade de atendimento em alta no mercado e eficientes para a operação e a experiência do cliente. (Foto: Divulgação/iStock)