Líder no setor de galpões flexíveis para armazenagem, Tópico investe em capacitação e treinamento contínuo de colaboradores para prevenção de acidentes
Em um país no qual, nos últimos anos, foram registrados cerca de 500 mil acidentes de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), encontrar empresas que mantêm padrões elevados de segurança é um verdadeiro desafio. Especialmente em áreas operacionais, onde os riscos são ainda mais altos, essa realidade é mais crítica.
É nesse cenário que a Tópico, líder nacional há mais de quatro décadas em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço, se destaca. A companhia acaba de alcançar um feito raro: são mais de 1.138 dias consecutivos sem acidentes de trabalho com afastamento na fábrica da empresa, em Embu das Artes (SP).
O resultado desse marco não foi à toa. Nos últimos anos, mais de R$ 2,5 milhões foram investidos em equipamentos de segurança tanto para a fábrica quanto para as filiais em Contagem (MG) e Parauapebas (PA). Assim, máquinas e equipamentos foram adequados seguindo a Norma Reguladora 12, como instalação de dispositivos de segurança em prensas, lonas, serras e máquinas de soldar, treinamentos e EPI’s.
“Atingir esse resultado é a concretização de que nossos treinamentos e programas de incentivos estão no caminho certo, formando equipes mais conscientes, preparadas e engajadas em todas as etapas do trabalho”, comenta o diretor Comercial e de Marketing, Sergio Gallucci.
Com mais de 460 colaboradores, a empresa desenvolve uma série de programas obrigatórios para fortalecer a segurança e preservar a todos, como gestão de riscos, como o OPA (Observar, Pensar e Agir) que dá o direito de recusar tarefas, CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), entre outros.
Além disso, há também as capacitações contínuas dos profissionais por meio da Universidade Tópico e da Academia de Montadores que já formou mais de 70 trabalhadores.
“Todos os programas são de realização obrigatória e, claro, importantes para a manutenção da construção da cultura de prevenção de acidentes. Sempre enfatizamos que um pequeno descuido ou uma atitude tomada às pressas pode desencadear consequências para toda a equipe”, reforça Gallucci.
Atualmente, a Tópico possui mais de 2,5 milhões de m² instalados que atendem diferentes tipos de negócios em setores econômicos estratégicos, do agronegócio a indústrias. São mais de 750 clientes ativos.