A nova unidade de teste para componentes V2X está localizada em Málaga, na Espanha
A Dekra e a Telefónica abriram oficialmente um novo laboratório de pesquisa e desenvolvimento para a futura geração de telecomunicação móvel 5G em Málaga, na Espanha. O objetivo é fornecer um ambiente de teste no qual os componentes e aplicativos para direção conectada (V2X) possam ser testados e validados. Na medida do possível, os resultados também serão usados pela multinacional alemã em outros locais — com ambientes correspondentes — onde atua (como em Lausitzring e Klettwitz, na Alemanha).
No evento de inauguração, estiveram presentes — além da Dejra Testing & Certification e da provedora espanhola de telecomunicações Telefónica — outros parceiros do projeto, como o governo regional de Andaluzia (onde fica a cidade de Málaga) e a montadora de automóveis SEAT.
Segundo Ivo Rau, CEO de infraestrutura e tecnológica e do Conselho de Administração da Companhia, o laboratório de pesquisa é único no mundo capaz de desenvolver testes rotineiros que permitam a certificação dos componentes 5G e V2X, além de outros produtos dentro desta mobilidade do futuro. “Ao cooperar com parceiros fortes, podemos fornecer o trabalho inovador necessário para melhorar significativamente a segurança rodoviária com base na direção conectada”, diz o executivo.
Durante vários anos, a empresa opera os campos de teste no Parque Tecnológico de Málaga para testar e certificar os chamados componentes V2X (sistema de comunicação veicular para tudo) e também produtos de comunicação móvel. Em uma área de 51.000 m², são feitos estudos de viabilidade para todas as frequências de comunicação móvel da Espanha, podendo ser implementados de acordo com o novo padrão de telecomunicações 5G e os novos métodos de teste desenvolvidos. Além disso, em uma câmara especialmente blindada, é possível o desenvolvimento de testes para todas as frequências de comunicação móvel internacional.
Os resultados das pesquisas e certificações são direcionados aos fabricantes de componentes e equipamentos de comunicação móvel, bem como à indústria automotiva. O novo laboratório de pesquisa 5G também está disponível para startups regionais de alta tecnologia envolvidas no desenvolvimento de inovação e serviços V2X.