Ituran dá dicas de boas práticas na gestão pessoal

Ituran dá dicas de boas práticas na gestão pessoal

Várias medidas foram tomadas de cuidado e prevenção frente a pandemia

Sabemi

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegou com força e mudou, entre tantas coisas, o jeito como as empresas e as pessoas trabalham. O home office, antes visto como um modelo de trabalho distante da realidade de muitas empresas, tornou-se uma prática comum e desejado por muitos colaboradores. Segundo Renata Badanai da Silva, Gerente de RH da Ituran Brasil, a mudança abrupta foi complicada no começo, mas a adaptação foi positiva e absorvida – tanto pela companhia quanto pelos colaboradores.

“A quarentena provocada pelo coronavírus mudou nossa percepção do trabalho home office. Tivemos de prezar ainda mais pela segurança e saúde dos nossos colaboradores. A área de TI foi fundamental, garantiu a mudança de regime com agilidade e assertividade”, diz Renata. “A adaptação foi totalmente positiva, recebemos com frequência feedback sobre os benefícios do home office, desde produtividade a qualidade de vida”, completou.

Segundo ela, algumas atividades essenciais permaneceram com atividades in loco, mas a maior parte dos funcionários continua trabalhando de casa. “Tivemos apenas o retorno físico de colaboradores que estavam em suspensão do contrato de trabalho ou dificuldade para desempenhar as suas tarefas em home office. Além da unidade de Barueri, que desde o início, pelas características de trabalho, manteve as atividades presencias”, explicou.

Expansão

Ao contrário do que aconteceu com boa parte dos negócios durante a pandemia, a Ituran Brasil expandiu seu quadro e investiu em novas contratações. “Sim, aumentamos significativamente o número de colaboradores, em 15 posições. Agora temos aproximadamente 820 colaboradores na empresa”, conta.

De acordo com Renata, o “segredo do sucesso” da Ituran Brasil durante a quarentena foi estruturar um plano de ação na pandemia. “Aplicamos alguns procedimentos como férias coletivas e acordo sindical, em conformidade com a medida provisória do governo, garantindo os empregos e a saúde financeira da empresa”.

Qualituran

A empresa possui um programa de qualidade de vida, o Qualituran. Segundo a Gerente, ele foi desenhado exclusivamente para os colaboradores. Com ações de apoio para atuar em 5 pilares: saúde física, financeira, emocional, social e cuidados com a vida. No início de 2020, a empresa já estava com o planejamento anual fechado e diante da pandemia, foi necessário planejar rapidamente novas ações para levar o Qualituran até o lar de cada colaborador.

“Continuamos conectados cuidando do bem-estar, compartilhando dicas e sugestões. Posteriormente foram aplicadas na prática pelos nossos colaboradores através das campanhas #Dicas do Qualituran – Pilotado por você e Quarentena do Bem”, explica Renata.

Um exemplo foi a ação realizada no Dia do Amigo, sobre a importância dos laços e amizades. Cada colaborador teve a oportunidade de reviver algum momento especial junto com um amigo, em algum momento Ituran, postando na ferramenta do Teams uma foto com a #TBT da @mizade. “A adesão foi excelente e além disso, sorteamos 2 fotos (4 ganhadores), com um prêmio no iFood para celebração dessa amizade”, lembra Renata.

Academia de Líderes Ituran

O desenvolvimento humano também foi lembrado durante a pandemia. Foi criada a Academia de Líderes Ituran, com a aplicação de treinamentos EAD aos Coordenadores, Supervisores e Líderes. Além disso, “semanalmente temos a reunião de Líderes Ituran, com a presença dos Gestores e com objetivo de apoiá-los no desafio da liderança durante e pós pandemia”, conta.

Na parte de cultura, a Ituran Brasil criou o reconhecimento virtual dos valores que fazem parte da cultura organizacional. E no Portal Eu na Ituran (e-learning) foram disponibilizados conteúdos e dicas sobre o trabalho home office, gestão do tempo e outros temas.

Durante a pandemia, os funcionários tiveram a oportunidade de realizar reuniões virtuais com Amit Louzon, CEO da Ituran Brasil, quando todos têm a oportunidade de expor suas opiniões e ouvir novidades sobre a empresa e o que está sendo feito no sentido de superar o momento de crise.

“Tivemos um bom retorno de todos os colaboradores, que nos ajudaram a entender suas necessidades e o que poderíamos fazer no sentido de caminharmos juntos rumo, da melhor forma possível, na travessia desta fase de incertezas”, disse Amit. “Acho que sairemos da pandemia mais fortes do que entramos, não só do ponto de vista empresarial. Afinal, uma empresa é feita de pessoas e quanto mais qualificadas e bem tratadas elas forem, mais a empresa se desenvolve”, finalizou.