Iniciativa faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde e terá duração de três anos
A Bradesco Saúde foi uma das operadoras selecionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para participar do Projeto Cuidado Integral à Saúde, que conta com a parceria do Institute for HealthCare Improvement(IHI), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A iniciativa faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, criada pela agência para incentivar a prática de programas de Atenção Primária à Saúde (APS) no setor de saúde suplementar.
Segundo ANS, o projeto, que terá duração de três anos, irá acompanhar as experiências de operadoras que estejam implementando ou já implementaram um modelo de APS. A seleção da Bradesco Saúde é fruto da implantação do Programa de Atenção Primária à Saúde em Florianópolis, lançado em agosto desse ano. A capital catarinense foi escolhida pela seguradora para oferecer o cuidado integrado aos 30 mil beneficiários na região, buscando a prevenção de doenças, promoção à saúde e melhores desfechos clínicos nos tratamentos.
O programa conta com a parceria da Clínica APS, coordenada pela AsQ, referência na região, e tem por objetivo incentivar o engajamento dos beneficiários para um cuidado prolongado, em diferentes fases da vida, criando vínculo com a equipe especializada. “Essa é a porta de entrada para os cuidados em saúde, sejam eles preventivos ou reabilitadores. A atenção primária preza pela integridade da assistência. Ou seja, a coordenação do cuidado é constante e seu monitoramento pode diminuir os fatores de risco e, consequentemente, a evolução de doenças crônicas e outras mais complexas”, explica Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde.
No Programa APS da Bradesco Saúde, todo atendimento é pautado tendo a pessoa no centro do cuidado, e o beneficiário é atendido pela equipe de saúde da família. Esses profissionais possuem formação específica para atuarem em atenção primária, com alta resolutividade das demandas clínicas, e são eles que avaliam se o caso demanda a realização de exames, de alguma medicação ou se tem necessidade de encaminhamento para serviços especializados e de maior complexidade.
A Clínica APS da AsQ oferece ainda um serviço de concierge de saúde, tendo um profissional responsável pelo acompanhamento do percurso do cuidado, garantindo suporte e fazendo o elo entre a equipe multidisciplinar e os beneficiários. Todas as informações ficam armazenadas para futuras consultas no prontuário eletrônico, garantindo a integração dos dados do paciente e facilitando no atendimento e no diagnóstico mais eficaz.
“A medicina de família ganha cada vez mais relevância no atual contexto social. A relação médico e paciente se torna direta e colaborativa, pois, munidos de informações mais assertivas, todos podem acompanhar a evolução e atuar quando os resultados não forem satisfatórios. Dessa forma, também conseguimos apurar maior racionalização dos custos em relação à realização de exames, frequências de atendimentos e a utilização mais precisa de especialidades médicas, além do alto índice de satisfação e fidelização do beneficiário nesse tipo de cuidado”, ressalta o executivo.
Etapa preparatória para certificação
O Projeto da ANS é uma fase preparatória para a solicitação da certificação em APS. Ao todo, 47 instituições se inscreveram para participar, sendo selecionadas 19 operadoras e uma entidade representativa de operadoras. Destas, dez são acreditadas pelo Programa de Acreditação de Operadoras. Segundo a agência, a seleção considerou a área geográfica do projeto, o porte, a modalidade da operadora, a rede disponibilizada, o esforço no desenvolvimento do projeto, a capacidade de ampliação da cobertura da APS e o impacto futuro.
“Ser selecionado para participar desse programa é um importante reconhecimento do trabalho que a Bradesco Saúde vem realizando em prol de uma assistência de excelência, buscando sempre a melhoria de nossos serviços. A revisão do modelo assistencial é uma das principais transformações no mercado e a adoção do atendimento primário resolutivo e eficaz faz parte da estratégia da seguradora, que tem se traduzido em maior valor para nossos beneficiários”, conclui Flávio Bitter.