Iniciativa de ajuda humanitária “Proteja e Salve Vidas” acontece pelo segundo ano consecutivo com apoio da Associação
Com apoio da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros – Planejar, a campanha de ajuda humanitária “Proteja e Salve Vidas”, conduzida pela Fundação Banco do Brasil desde o início da pandemia, chega ao segundo ano de atividade mobilizando recursos e parcerias para viabilizar a distribuição de cestas de alimentos e produtos de higiene e limpeza em todas as regiões do país. Uma das formas de auxílio às pessoas mais vulnerabilizadas pela crise sanitária e econômica é a educação financeira, promovida gratuitamente pela Planejar por meio de cursos online desde 2020. Com a redução na renda de muitas famílias, saber lidar com as finanças no dia a dia de uma forma organizada pode ser fundamental para cuidar de dívidas e entender o que priorizar no orçamento doméstico.
Em 2021, o escopo está sendo ampliado para que novos conteúdos de planejamento financeiro alcancem essa população que ainda vive o cenário de incertezas devido à pandemia. “A Fundação BB conta com décadas de excelência, desenvolvendo algumas competências fortes na área de assistencialismo social. O nosso foco é levar educação financeira para populações em situações de vulnerabilidade. A compreensão financeira com profundidade aprimora a qualidade das decisões. Entretanto, a pandemia trouxe necessidades muito mais primárias e básicas. Hoje, falamos de 14,5% de desemprego no Brasil. Os números assustam e chamam atenção para um problema grave: a exclusão social”, ressalta Osvaldo Cervi, CEO da Planejar.
Até o momento, mais de 4 mil pessoas puderam se capacitar por meio desses cursos. Neste ano, houve uma expansão para seis disciplinas oferecidas gratuitamente. Com duração de 10 horas e uma linguagem didática, o público final poderá aprender sobre gestão financeira, gestão de ativos, gestão de riscos, planejamento para aposentadoria, planejamento tributário e planejamento sucessório.
Ao ingressar na iniciativa e renovar a parceria, a Planejar enxergou e delimitou três desafios. “Inicialmente, a associação levou em conta que é preciso ajudar parcelas mais vulneráveis com questões básicas, como alimentação e insumos elementares. Em segundo lugar, deve-se levar em consideração que famílias se endividaram ou estão se endividando e, sob essa perspectiva, temos um conhecimento a ser compartilhado. Por fim, diante dessa realidade, reforçamos a importância de conscientizar a sociedade sobre autonomia financeira”, reforça Cervi.
Proteja e Salve Vidas
Desde abril de 2020, a campanha já atendeu 2 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma das ações de maior destaque dentro da “Proteja e Salve Vidas” é a compra da produção do agricultor familiar, que enfrenta dificuldades na comercialização de seus produtos do campo, para montagem de cestas de alimentos e entrega às famílias que mais precisam. Até o momento, a iniciativa se destaca por atingir números expressivos: R$ 14,2 milhões de investimento social, 5.500 agricultores familiares participantes, 131 mil cestas de alimentos e 255 mil pessoas atendidas.
No próximo estágio da campanha, para proteger e salvar mais vidas, serão investidos mais R$ 4 milhões para apoio a 1.500 produtores rurais e mais de 24 mil famílias. Ao conectar as pontas da cadeia produtiva – quem planta a quem tem fome, a ação incentiva a economia local ao mesmo tempo em que garante a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social agravada pela crise sanitária.
“No momento em que a população brasileira tem sua renda reduzida e precisa de apoio, a ajuda humanitária é essencial, com alimentos e itens de higiene e limpeza, e a educação financeira vem reforçar a importância de planejar o orçamento financeiro das famílias. Ações educativas como esta podem transformar realidades”, destaca Asclepius Soares (Pepe), presidente da Fundação Banco do Brasil.
Uma parceria do BB, Fundação BB, BB Seguros, BB DTVM, banco BV, Cooperforte, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), Alelo, Livelo e Voluntariado BB, a campanha “Proteja e Salve Vidas” já investiu um total de R$ 63 milhões e distribuiu mais de 10 mil toneladas de alimentos, além de itens de higiene e limpeza e proteção individual em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Mais de 21 mil doações voluntárias foram recebidas de abril de 2020 a abril de 2021. É importante registrar aqui um agradecimento especial para cada um que contribuiu e participou. Mas não acabou. A campanha está com o site atualizado para fortalecer a divulgação e somar ainda mais doadores. O repasse dos recursos é feito a instituições sem fins lucrativos que atuam nas áreas de assistência social e saúde junto às comunidades.
Para amplificar essa iniciativa, a campanha tem sido divulgada por meio das redes sociais e dos demais canais de comunicação da Planejar, além de ações efetivas diretas com os associados. Para saber mais, acesse: planejar.org.br.