Cenário econômico e político, novos riscos gerados pela transformação industrial, panorama da Previdência, vulnerabilidade cibernética. Estes foram alguns dos assuntos apresentados e discutidos por renomados especialistas do mercado durante a primeira edição do IMPROVE, evento realizado pela seguradora global Zurich ontem (14 de agosto), no Palácio Tangará, em São Paulo.
O IMPROVE nasceu como a consolidação dois grandes eventos de referência antes promovidos pela Zurich: Corporate Conference e Risk Engineering. “É um evento inovador em conteúdo e formato, que cumpre dois princípios muito importantes para a Zurich: promover relacionamento e difundir conhecimento”, destacou Edson Franco, CEO da Zurich no Brasil.
Com o tema central “Transformando Riscos em Oportunidades”, o IMPROVE reuniu mais de 180 profissionais, entre gestores e engenheiros de risco, bem como corretores e parceiros da seguradora. A palestra de abertura do IMPROVE contou com uma apresentação do economista Maílson da Nóbrega, que falou sobre Perspectivas da Economia Brasileira, destacando alguns indicadores que mostram uma recuperação em curso no país.
Maílson ressaltou ainda algumas plataformas de conquistas nos últimos anos que forma uma base para uma perspectiva positiva. “O Brasil tem instituições sólidas, uma base industrial complexa e diversificada, um setor de agronegócio extremamente competitivo, um sistema financeiro sólido e sofisticado, um forte mercado interno e enormes oportunidades. Porém o risco de não se aproveitar toda essa conjuntura vem com as próximas eleições e a consequente escolha de um governante avesso às reformas necessárias”, concluiu o economista.
Ao longo do dia, foram diversas palestras simultâneas, com foco em apresentar mudanças, debater tendências e discutir soluções para o mercado de seguros. Um renomado time de especialistas da Zurich falou sobre os mais inovadores temas da atualidade, envolvendo seus riscos e suas oportunidades.
“A nossa proposta era promover um evento transformador e esse propósito foi alcançado com sucesso em um dia extremamente produtivo e rico em conteúdo e conhecimento. Temos que mudar o nosso olhar em relação aos desafios diários, sempre buscando novas formas de evoluir, inovar e solucionar. E foi com esse pensamento que levamos o IMPROVE ao mercado segurador”, afirma Gláucia Smithson, Diretora Executiva de Seguros Empresariais, Vida, Corporativo e Previdência e da Zurich Re.
Para o encerramento, o IMPROVE contou com a presença do jornalista Arnaldo Jabor que discorreu sobre a questão “Quem é o Brasil? Presente e Futuro” em uma reflexiva apresentação sobre o tempo em que estamos vivendo. Tempo que, na visão do jornalista, é estranho, mas também interessante. “Estamos em um período de mutação. Um país que sempre se pautou pelo atraso, mas está sedento por modernização. E temos condições objetivas para fazer a modernização vencer e fazer o país viver seu presente concreto, sem delírios”.