Primeira semana do cooperativismo do mercado de seguros reuniu representantes de diversas regiões do país

A Mapfre Seguros promoveu a primeira edição da Coop Week, evento que reúne representantes de cooperativas de crédito de diversas regiões do país. A importância social dessas empresas no Brasil foi o centro do debate entre os especialistas convidados. O evento aberto para imprensa aconteceu na última quinta-feira, 11, na sede da Mapfre em São Paulo.

Sob a perspectiva de desenvolvimento social, os palestrantes destacaram a geração de emprego e de crescimento econômico que o sistema cooperativo constitui ao país. “O cooperativismo tem presença acentuada na atividade socioeconômica. Atualmente, eles empregam 20% a mais em relação a soma de todas as multinacionais”, revelou o convidado Ênio Meinen, autor do livro “Cooperativismo Financeiro – Virtudes e Oportunidades”.

Meinen afirmou, ainda, que essas organizações entram em regiões mais distantes, pouco exploradas pelos grandes bancos. “Em cerca de 10% dos municípios do país, as únicas instituições financeiras são as cooperativas (…). Nesses locais, elas geram renda, emprego e levam poder de compra, realizando o sonho de milhares de famílias”.

Leia também

Como foi criado o primeiro seguro do Brasil?

O valor do seguro dos carros mais vendidos do Brasil em junho

Susep desconhece seguradora do autódromo de Deodoro

Embora os dados mostrem a relevância desse sistema no país, grande parcela da população ainda não percebeu o tamanho da sua importância. Nos centros urbanos, por exemplo, onde o impacto fica menos perceptível, os grandes bancos continuam tendo a preferência dos correntistas. Essa estatística, no entanto, é prejudicial ao país, segundo relatou o diretor executivo do Sicredi, Cidmar Luís Stoffel. “Nos países desenvolvidos, as cooperativas de crédito estão presentes em larga escala”

O olhar do presidente

Em 1933, a Mapfre nasceu como cooperativa, deixando de ser 70 anos depois. Em 2019, a companhia foi a primeira seguradora a promover um evento de cooperativas. “A Mapfre Seguros sabe como o sistema cooperativo é fundamental para o desenvolvimento do país”, observou Luiz Gutierrez, CEO da Mapfre Seguros no Brasil.

Gutierrez considera importante a publicidade da cooperativa e a educação financeira dos brasileiros. Entretanto, ele garante que para disseminar a relevância dessas organizações, elas devem permanecer estreitando relações com os consumidores. “A parte essencial é estimular as pessoas a praticarem a disciplina financeira. Utilizando essa prática no dia a dia, mais brasileiros terão acesso à poupança e ao crédito. Com isso, portanto, estaremos desenvolvendo o conhecimento da população e o crescimento do futuro”.

Sergio Vitor